Nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (4), ações relacionadas a cultura, empregabilidade e capacitações serão realizadas para migrantes na capital pernambucana (Foto: Helia Scheppa)
O Dia Nacional do Migrante e o Dia Mundial do Refugiado, celebrados respectivamente nos dias 19 e 20 de junho, vão ser lembrados pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (26) e na primeira quinta-feira de julho, no próximo dia 4. Oficina cultural, palestras e orientações sobre trabalho, empreendedorismo e cursos estão na programação que será realizada nos bairros da Caxangá e de Santo Amaro. Na quarta, as beneficiadas serão as famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao residentes na comunidade Nova Morada (Caxangá). No dia 4 de julho, as atividades serão para migrantes de quaisquer nacionalidades.
Das 13h às 17h, nesta quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD), por meio do Núcleo de Educação Social da Secretaria Executiva de Assistência Social, vai promover uma oficina, em formato de roda de diálogo, numa casa onde vivem famílias Warao em Nova Morada, situada na Rua Engenheiro Florisval Silvestre Neto, 49. Na ocasião, cada participante poderá compartilhar as suas tradições, valores e práticas culturais essenciais.
“A ideia é criar um mural cultural onde cada participante possa representar elementos importantes de sua cultura, como arte, histórias ou rituais, por meio de desenho/pintura em cartolina; conversar sobre seu processo de adaptação à cultura brasileira e os elementos que incorporaram em suas rotinas; e discutir com a equipe sobre o acesso a direitos e à cidadania no país”, explicou Camila Borges, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Recife.
No dia 4 de julho, das 8h às 13h, as atividades vão acontecer na Escola Profissionalizante São José, situada na Rua Coelho Leite, s/n, em Santo Amaro. A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), oferecerá serviços de cadastro e orientação referentes à plataforma GO Recife. Além disso, haverá cortes de cabelo e massoterapias. Também serão realizadas palestras sobre combate à xenofobia, elaboração de currículos; comportamento em entrevistas de emprego, mercado de trabalho, empreendedorismo e MEI. A iniciativa também contará com o apoio da UFRPE, Cáritas Brasileira e Conecta Migrantes.
As ações foram elaboradas no âmbito do Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Políticas Públicas para Migrantes no Recife, pela Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional; Secretaria de Saúde e pelo Gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão. A realização vai ocorrer em conformidade com os princípios e diretrizes dispostos na Lei Municipal nº 18.798, de 20 de maio de 2021, que institui as bases para a elaboração da “Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes e Refugiados” do Recife, reforçando o compromisso do poder público com a garantia dos direitos desta população.