prefeitura-do-recife-anuncia-vencedores-do-carnaval-do-recife-2023

Prefeitura do Recife anuncia vencedores do Carnaval do Recife 2023

Este foi o primeiro evento após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que reajustou entre 40% e 50% os valores de cachês e bonificações de concursos assegurados pelo poder público municipal. (Foto: Edson Holanda/PCR)

Gigante do Samba e Encanto do Pina vencem nas categorias Escola de Samba e Maracatu de Baque Virado. Tapirapé e Índio Orubá levaram os títulos nas categorias Caboclinho e Tribo de Índio, respectivamente

Durante esta quinta-feira (23), o Pátio de São Pedro foi palco do anúncio das agremiações vencedoras do Carnaval do Recife 2023. A apuração aconteceu das 10h às 15h30 e, ao todo, 206 grupos concorreram, entre troças e blocos, grupos de frevo e maracatu de baque solto, de baque virado, tribos de índios e caboclinhos, bois, ursos e escolas de samba. Este foi o primeiro evento após o divulgação do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais, com reajustes entre 40% e 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal. Foram distribuídos mais de mais de R$1,3 milhão entre os participantes.  

Ofegante de tão emocionada, a Mestra Joana Cavalcante, do Maracatu Encanto do Pina, se disse aliviada com a sensação de dever cumprido. “São muitos sentimentos. Foi muito trabalho e para mim, como mulher, tudo se multiplica. Toda a nossa Nação, que é uma família, merece demais esse título. Minha comunidade do Bode, que acolhe, que dá base. É via de mão dupla. A gente se fortalece um ao outro.”  

O Concurso de Agremiações foi realizado no domingo, segunda e terça de carnaval (19, 20 e 21 de fevereiro, respectivamente), na Avenida do Forte, Cordeiro, e Rua João Lira, Santo Amaro. Para chegar aos vencedores, foram seis comissões julgadoras. Três na Avenida do Forte e três na Rua João Lyra. O critério para a escolha dos jurados considerou a afinidade de cada uma com as modalidades disponíveis. Estiveram presentes artistas plásticos, designers, coreógrafos, bailarinos, atores de teatro, arte-educadores, escritores, dramaturgos e carnavalescos.  

Marize Félix, vice-presidente da última campeã anunciada no dia, a Escola Gigante do Samba, frisou a quantidade de trabalho durante toda a caminhada até o título. “O trabalho que fizemos deu resultado. A nossa comunidade agora está muito feliz, por ser um patrimônio nosso. Posso resumir tudo isso em resistência. Uma resistência que nos deu o melhor resultado.” 

AGREMIAÇÕES VENCEDORAS

GRUPO ESPECIAL

– Bois de Carnaval: Boi Maracatu (Arcoverde) 

– Ursos: Cangaçá – Água Fria 

– Troças: TCM Abanadores do Arruda 

– Clube de Bonecos: Seu Malaquias 

– Clubes de Frevo: CCM Das Pás 

– Blocos de Pau e Corda: BCM Flor da Lira (Recife) 

– Tribos de Índios: Índio Orubá 

– Caboclinhos: Tapirapé 

– Maracatus de Baque Solto: Estrela Dourada (Buenos Aires) 

– Maracatus de Baque Virado: MBV Encanto do Pina 

– Escolas de Samba: GRES Gigante do Samba 

GRUPO 01

– Bois de Carnaval: Boi de Mainha 

– Ursos: Urso Pé de Lã (Recife) 

– Troças: TCM Estrela da Tarde 

– Clube de Bonecos: Linguarudo de Ouro Preto 

– Clubes de Frevo: CCM Amante das Flores 

– Tribos de Índios: Índio Tupiniquins 

– Caboclinhos: Cahetes (Goiana) 

– Maracatus de Baque Solto: Leão Mimoso (Upatininga) 

– Maracatus de Baque Virado: Estrela Dalva 

– Escolas de Samba: GRES Estudante de São José 

GRUPO 02

– Bois de Carnaval: Boi Sorrizo (Jaboatão) 

– Ursos: Texaco 

– Troças: Formiga Sabe Que Roça Come 

– Clube de Bonecos: Prato Misterioso 

– Clubes de Frevo: Bochechudos de Areia 

– Blocos de Pau e Corda: Batutas de São José 

– Tribos de Índios: Tupi Nambá 

– Caboclinhos: Tayguara 

– Maracatus de Baque Solto: Cambinda Estrela (Itaquitinga) 

– Maracatus de Baque Virado: Nação Tupinambá 

GRUPO DE ACESSO

– Bois de Carnaval: Estrela Dourada 

– Ursos: Mimoso de Arcoverde 

– Troças: Bolachão de Beberibe 

– Clube de Bonecos: Costureira no Frevo 

– Clubes de Frevo: Lavadeiras de Areias 

– Caboclinhos: Caripós Mirim 

– Maracatus de Baque Solto: Onça Dourada (Aliança) 

– Maracatus de Baque Virado: Nação Encanto do Dendê 









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …