prefeitura-do-recife-anuncia-mais-quatro-patrimonios-vivos

Prefeitura do Recife anuncia mais quatro Patrimônios Vivos

A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (05), no Teatro Apolo (Foto: Marlon Diego/PCR)

Após uma celebração emocionante e cheia de cultura no Teatro Apolo, a capital pernambucana tem agora mais quatro Patrimônios Vivos selecionados a partir de um processo democrático entre a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife. São eles: o porta-estandarte José Fernando Alves Zacarias, a Associação Cultural e Quadrilha Junina Origem Nordestina, a parteira Edileusa Maria da Silva e a Tribo de Caboclinhos Tupi.

A homenagem em vida aos novos Patrimônios recifenses fez a Prefeita em Exercício, Isabella de Roldão, se emocionar. “Parabenizo a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura e o Prefeito João Campos por esse momento histórico vivido por nossa cidade. Essa é a garantia de que nossa cultura permanecerá viva.” Para a parteira Edileusa, “esse reconhecimento é de todas as parteiras que estão aí. Há 14 anos, recebi a comanda de Pérola Negra de Recife. Hoje, receber mais essa homenagem é muito importante. Para mim e para essa sabedoria tão antiga, que não pode morrer.”

Já para o Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, é necessário garantir o direito de viver da cultura. “Todos esses que celebramos hoje representam nossas raízes mais profundas. São eles que nos asseguram história, memória, sombra e fruto”, afirma.

Criado no ano passado, o Registro de Patrimônio Vivo Municipal já homenageou a passista Zenaide Bezerra, as agremiações Gigante do Samba e Pierrot de São José, e o Mestre Teté, do Maracatu Almirante do Forte. “É nessas horas que a gente vê como o Recife é rico e como pulsa a nossa cultura. É uma força que vem das ruas, de muitas gerações. Enchemos esse teatro hoje de legitimidade e emoção. O registro de Patrimônio Vivo é uma política pública fundamental, de proteção ao que somos, mas também de projeção para o futuro do que queremos ser”, complementa Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife.

Na edição deste ano, serão garantidas bolsas de incentivo mensais entre R$ 1.921,06 e R$ 2.561,41 para os contemplados. Os valores têm caráter vitalício.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …