prefeitura-do-recife-anuncia-acoes-para-turbinar-pequenos-negocios

Prefeitura do Recife anuncia ações para turbinar pequenos negócios

Medidas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico têm o objetivo de elevar a gestão das empresas, melhorar a qualidade empresarial e fomentar o crescimento econômico sustentável do Recife

A Prefeitura do Recife vai chegar junto de milhares de pequenas empresas da cidade para elevar a qualidade da gestão e turbinar a presença digital dos negócios. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade anunciou duas ações, com o objetivo de melhorar o dia a dia de quem empreende, aumentar a longevidade das empresas e colaborar diretamente com o crescimento econômico sustentável do Recife. A primeira medida é a nova fase do Salto Tecnológico, capacitação e consultoria para gestão e presença digital das empresas, e a segunda é o lançamento do programa Gestor, uma plataforma de gerenciamento a ser oferecida gratuitamente, com uma série de recursos digitais para promover uma transformação organizacional na empresa. Atualmente no Recife, há cerca de 200 mil negócios dentro dos grupos de MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, aptos a utilizarem o sistema e a acessarem à capacitação.



“A gente que realiza política pública sempre pensa como uma ação pode transformar a vida das pessoas. Essas ações chegam com isso, pra organizar as empresas, caminhar com elas, entendendo as necessidades, trabalhando nos problemas e fazendo com que o dia a dia do negócio seja algo mais simplificado e positivo, utilizando todas as ferramentas e estratégias para fazer o empreendimento crescer e faturar mais. O Gestor e o Salto Tecnológico estão à disposição, gratuitamente, ajudando as micro e pequenas empresas a crescerem e a gerar mais emprego e renda na nossa cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, durante evento de lançamento, nesta quinta-feira (4), no Porto Digital.



O Salto Tecnológico é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife, dentro do plano de ação para elevar a qualidade do empreendedorismo na cidade e fomentar a geração de emprego e renda. No evento, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com o SEBRAE, que realiza a capacitação. O investimento na ação integra um aporte total de aproximadamente R$ 320 mil, que será aplicado em diversas ações. Além de Joana Portela Florêncio, o documento foi assinado pelo Consultor de Negócios do Sebrae, Senyr Arruda.



*INSCRIÇÕES -* Para acessar a plataforma Gestor, basta possuir um CNPJ do Recife e entrar em gestor.recife.pe.gov.br, criar um cadastro e iniciar a utilização. Também está disponível pelo site ou pelo aplicativo Conecta Recife. Basta digitar “Gestor” na aba de busca. O Salto Tecnológico também está disponível pelo Conecta, que direciona para o site do Sebrae, onde é possível fazer a matrícula.



*DETALHES DAS AÇÕES*

**SALTO TECNOLÓGICO* – O Programa Salto Tecnológico é uma oportunidade para colocar a gestão e a presença digital de empresas do Recife em outro patamar. O objetivo é capacitar e garantir suporte técnico na utilização de ferramentas tecnológicas no negócio, com melhoria em logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado. Serão aproximadamente 400 empreendedores selecionados, que serão inseridos na cultura digital, com a adoção de melhores práticas em processos completos de gestão, relacionamento com o cliente, vendas on-line, entre outros. As matrículas estão disponíveis através do site do Conecta Recife  (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) e no app.



Durante o evento de lançamento da nova turma, Adilson Bispo, da Casa Bispo – Pães Artesanais, que participou da primeira etapa do Salto Tecnológico, detalhou os ganhos do treinamento. “Fui acolhido em uma capacitação que entendia a dinâmica da minha empresa e pude participar das aulas presenciais e on-line. Me apresentaram a um mundo novo, que é o ambiente digital e das redes sociais. Antes, eu preparava 30 pães pra arriscar vender na feira. Hoje, eu posto nas redes sociais e saio de casa com uma fornada já vendida. Comprava 5 quilos de farinha e hoje compro 75 quilos para minha produção. E essa transformação veio do Salto Tecnológico”, relatou.



Joana Portela Florêncio reforçou a vantagem de enfrentar o mercado, principalmente para as pequenas empresas, que saem fortalecidas após o treinamento. “A gente tem um trabalho próximo aos pequenos negócios porque a gente sabe que é um recorte empresarial que emprega bastante e tem o empreendedorismo como forma de renda e como mobilizador de atividades nas comunidades. A resposta da primeira fase foi muito positiva, com os participantes afirmando que as vendas no digital aumentaram e que o faturamento subiu em mais de 30%. Isso pavimentou o lançamento dessa segunda etapa, aprimorada para atender a demanda desse grupo de empresas, e que vai fortalecer ainda mais a nossa economia”, destacou.



Com sessões híbridas (aulas online e presenciais), o treinamento busca a melhoria da gestão completa da empresa, principalmente no processo de transformação digital. A capacitação faz o empreendedor avançar em áreas como utilização de ferramentas digitais, logística, redução de custos, finanças, relacionamento com o cliente, ampliação do mercado por meio de marketing digital, além de vendas on-line.



*GESTOR* – O objetivo da plataforma GESTOR é deixar o dia a dia da operação mais simples e eficiente, requisitos determinantes para incentivar a formalização, aumentar a longevidade das pequenas empresas e colaborar para que cada vez mais negócios alcancem a atividade plena na cidade, gerando emprego e renda para as pessoas.



A plataforma Gestor é 100% on-line e adaptável a diferentes dispositivos (Desktop e celular) para que a sua utilização seja prática, fácil e que o empreendedor possa desenvolver uma experiência completa de gerenciamento, com mais controle e otimização de tempo. O mesmo modelo do programa, inclusive, é utilizado por diversas empresas e órgãos públicos, como Santander e Prefeitura de São Paulo, e é indicado pelo Sebrae, instituição que atua diretamente no trabalho com Micro, Pequenas e Médias empresas em todo o Brasil.



A partir da sua utilização, ela dá acesso direto a dados atualizados do negócio, como relatórios de evolução de venda, itens mais vendidos e os que obtiveram maior margem de lucro; quais produtos foram vendidos de acordo com cada forma de pagamento; detalhes de devolução; além de volume presente em estoque e outras informações relevantes para ajudar nos processos, nos ajustes do negócios, na tomada de decisões e na criação de metas para expandir as vendas e elevar os lucros.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …