prefeitura-do-recife-amplia-atribuicoes-da-controladoria-geral-do-municipio-e-reforca-controle-interno

Prefeitura do Recife amplia atribuições da Controladoria-Geral do Município e reforça controle interno

Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Vereadores visa tornar os processos, programas e ações públicas municipais cada vez mais econômicos, eficientes, eficazes e efetivos

A Prefeitura do Recife enviou à Câmara Municipal do Recife um projeto de Lei que propõe ampliar as atribuições da Controladoria-Geral do Município (CGM), reforçando mecanismos de controle interno do órgão. A proposta visa a formalizar as macrofunções da estrutura da CGM, que abrangem Ouvidoria, Controladoria, Auditoria Governamental e Correição. O fomento ao controle social ganha força ao incorporar a Ouvidoria-Geral à Controladoria e ao criar o Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos. Outra novidade é a incorporação da macrofunção da Correição, com a criação da Corregedoria-Geral do Município, cujo objetivo é fortalecer o sistema de correição do Poder Executivo Municipal.

O projeto de Lei também formaliza as atividades da CGM no Programa de Governança Municipal, em consonância com o Decreto Municipal nº 35.583/2022, o qual criou a Política Municipal de Proteção de Dados Pessoais, estabelecendo procedimentos para a estruturação, execução e monitoramento dos Planos de Governança dos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Como incremento às ferramentas de atuação, as atividades da Controladoria vão contribuir para tornar os processos, programas e ações públicas municipais cada vez mais econômicos, eficientes, eficazes e efetivos. Com a incorporação da Ouvidoria-Geral do Município e a criação do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos (CMUSP), amplia-se a participação da sociedade civil e popular, na medida em que se estabelece um novo canal direto na avaliação e melhoria dos serviços públicos prestados pelo município.

O objetivo do projeto é melhorar a eficiência, transparência e efetividade da gestão pública municipal, garantindo a defesa do patrimônio público, a prevenção e combate à corrupção, entre outras competências. O projeto de Lei também promove ajustes em outras leis municipais referentes à área de gestão pessoal no âmbito do Poder Executivo Municipal.









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …