prefeitura-do-recife-abre-inscricoes-para-curso-de-qualificacao-profissional-para-pessoas-em-vulnerabilidade-social

Prefeitura do Recife abre inscrições para curso de qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social

A iniciativa visa atender a população inscrita no Cadastro Único com o objetivo de gerar oportunidade para ampliação de renda

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, firmou parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para ofertar curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). As inscrições acontecem de 17 a 23 de março, nos locais onde o curso será realizado (vide lista). A iniciativa faz parte do Programa Qualifica Mais, que vai disponibilizar 1.200 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social moradoras do Recife. O Programa Qualifica Mais busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda da população, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania.

Para participar, é preciso ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ser beneficiário do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), ter mais de 18 anos e ter o Ensino Fundamental completo. Os alunos irão receber orientações para formalização de MEI, controle financeiro, acesso à crédito, propaganda e marketing, melhoria de produtos e serviços, uso de redes sociais e ferramentas digitais, atendimento ao cliente e conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo. Para concluir a matrícula, não é necessário já ser Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, é preciso apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante escolar (ficha 18 ou 19) ou declaração escolar, cartão de vacina da covid-19 ou passaporte vacinal.

A qualificação terá carga horária de 160 horas e será realizada de forma presencial, com aulas ministradas por professores do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da UFRPE. A turma será composta por, no máximo, 25 alunos. Além disso, cada aluno receberá, uma Bolsa Formação equivalente a R$6,00 por dia de aula, depositado na conta bancária ao final do mês. A inscrição e as aulas acontecerão nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) listados abaixo.

LOCAIS DE INSCRIÇÃO E DE REALIZAÇÃO DO CURSO:

COMPAZ MIGUEL ARRAES

Endereço: Av. Caxangá, 653 – Madalena

COMPAZ ESCRITOR ARIANO SUASSUNA

Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro

COMPAZ EDUARDO CAMPOS

Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N – Linha do Tiro

COMPAZ DOM HELDER CÂMARA

(Neste Compaz as inscrições ocorrerão ocorrer do dia 22 a 31 de março)

Endereço: R. Lourenço de Sá, 140 – Ilha Joana Bezerra

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …