As inscrições são virtuais, pelo site www.culturarecife.com.br, e devem ser feitas até o próximo dia 28 de abril. Trata-se do terceiro chamamento junino lançado pelo poder público municipal este mês para os fazedores de cultura ligados ao ciclo: também estão abertas as inscrições para os editais de subvenção e habilitação artística. (Foto: Iggor Gomes/ Arquivo PCR)
Arrastando pé ligeiro para o São João que se avizinha, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abriu inscrições para os concursos de quadrilhas juninas adultas e infanto-juvenis, que serão realizados no Sítio Trindade, no próximo mês de junho, promovendo um verdadeiro desfile da tradição, que é sinônimo inequívoco dos festejos mais nordestinos do calendário brasileiro, em todas as suas cores e ritmos, temas e tipos, personagens e representações míticas. Até o próximo dia 28 de abril, os grupos devem se habilitar pela internet, no site www.culturarecife.com.br.
Esse é o terceiro chamamento junino lançado pelo poder público municipal nas últimas duas semanas. Também estão abertas as inscrições para os editais de subvenção (até 28 de maio) e habilitação artística para o Ciclo Junino 2023 (até 4 de maio). Todos com inscrições virtuais. A partir deste São João, os valores das subvenções e premiações dos concursos juninos serão reajustados pelo Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, em 40% este ano e mais 10% em 2024. Os cachês artísticos, também em função do Plano, terão reajustes de 20% a 40%, no mesmo período.
Da 37ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, poderão participar até 48 quadrilhas de todo o estado, cada uma composta por, no mínimo, 20 pares. Os grupos terão 25 minutos para se apresentar, incluindo a encenação do casamento. Para o 19º Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, poderão se habilitar até 10 quadrilhas, por ordem de inscrição. Cada uma deve ter, no mínimo, 16 pares. A idade máxima permitida aos componentes será de 15 anos, havendo uma concessão de no máximo 20% dos participantes com até 16 anos. O marcador pode ter qualquer idade.
Para esclarecimentos e orientações sobre os dois editais, estão disponíveis os telefones 3224-3674 e 3224-3660. Os candidatos também podem recorrer presencialmente ao Núcleo de Cultura Cidadã, na casa nº 39, no Pátio de São Pedro, em dias úteis, das 10h às 16h.
Encontros com quadrilheiros – Ainda nos preparativos para a temporada do balancê, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife realizam, a partir do próximo dia 13, reuniões com quadrilheiros, jurados e público em geral, para discutir sobre a tradição das quadrilhas juninas, abrangendo histórias e inovações, personagens, provocações, causas e consequências sociais e culturais.
No dia 13, o encontro será na Casa do Carnaval. Nos dias 19, 20, 26, 29 e 30, a conversa acontece no Forte das Cinco Pontas. Entre os temas que serão discutidos, estão: a musicalidade das quadrilhas juninas, a coreografia e suas ligações com o ciclo, o casamento como orientador do brinquedo, os figurinos e sua visão plástica, o tema e seu entrelaçamento com outros critérios. Os encontros começam às 14h.
Você precisa fazer login para comentar.