Até o dia 10 de julho, toda a sociedade está convidada a contribuir com sugestões que servirão como base para a implantação de novo equipamento público. Espaço beneficiará moradores de 17 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e de, pelo menos, cinco bairros situados às duas margens do Capibaribe.
A Prefeitura do Recife abriu uma Consulta Pública para que a população contribua com o projeto do Jardim do Poço, que o município pretende implantar no terreno localizado na esquina das avenidas 17 de Agosto e Dr. Seixas, no bairro do Poço da Panela. A participação dos cidadãos com sugestões servirá como base para a construção do projeto que será implantado no local. Os interessados devem responder o questionário e sugerir contribuições até o dia 10 de julho, através do Conecta Recife ou pelo site https://bit.ly/jardimdopoco.
Além dos bairros de Casa Forte, Poço, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço irá beneficiar também os moradores da Iputinga, que poderão ter acesso ao espaço quando da inauguração da Ponte Jaime Gusmão, que conectará os bairros do Cordeiro e Iputinga. Além disso, habitantes de 17 Zonas Especiais de Interesse Social nos territórios das redondezas também serão beneficiados pelo novo equipamento. São elas o Sítio do Cardoso, Sítio do Berardo, Novo Prado, Benfica, Vila União, Brasilit, Vila Arraes, Sítio Wanderley, Torrões, Prado, Vila do Siri, Capunga, Vila Esperança Cabocó, Alto do Mandu, Abençoada por Deus, Vila Inaldo Martins e Poço da Panela.
O bairro do Poço da Panela, localizado na Zona Norte do Recife, é um patrimônio histórico e cultural da cidade, cujos moradores são ativos e dedicados à preservação dos aspectos históricos, naturais e culturais do local. A área verde onde será implantado o Jardim do Poço foi recentemente desapropriada pela Prefeitura e consiste em um terreno de 12 mil m², às margens da Avenida 17 de Agosto.
A Prefeitura do Recife realizou duas reuniões presenciais com moradores da vizinhança onde está localizado o Jardim do Poço, nos dias 21 e 22 de junho, a fim de escutar as demandas, sugestões e necessidades, bem como entender a vocação do terreno. Agora, uma consulta pública mais abrangente será realizada para alcançar um maior número de pessoas e mais uma vez promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão.
Cidade verde, parques e praças – O Recife se orgulha de proporcionar 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12 m² de área verde por habitante. Recife possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território. A cidade conta ainda com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 12 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças e Parque Arnaldo Assunção.