O edifício-sede da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres, vai passar a contar com uma usina solar fotovoltaica equipada com 221 painéis solares. A assinatura da ordem de serviço para instalação do equipamento foi realizada na tarde desta sexta-feira (12) pelo prefeito Anderson Ferreira e representantes do Grupo Neoenergia. Com capacidade de produzir, em média, 120 megawatt-hora (MWh) por ano, a estimativa é de que a medida gere uma economia anual aos cofres públicos de cerca de R$ 78 mil.
A medida é fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume) do Jaboatão dos Guararapes e a Neoenergia Pernambuco, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem como finalidade promover o uso eficiente da energia, além de contribuir diretamente para a descarbonização do meio ambiente. A usina solar fotovoltaica do Palácio da Batalha é equipada com 221 painéis que, somados, atingem uma potência de 75,1 quilowatt-pico (kWp). As obras para instalação do equipamento têm início a partir da próxima quarta-feira (18).
Entusiasta da fomentação e aplicação de políticas públicas sustentáveis, o prefeito Anderson Ferreira destacou os benefícios econômicos e ambientais que serão gerados a partir da iniciativa. “Quando pensamos em gestão pública competente, acreditamos que cada quantia economizada por meio de uma ação eficiente como essa se reflete diretamente em novos investimentos, na ampliação e melhoria dos serviços prestados à população. Estamos falando aqui de uma economia de mais de R$ 1,5 milhão ao longo dos próximos 20 anos, tempo de vida útil dessas placas, e uma redução na emissão de 6,1 toneladas de carbono na atmosfera. Crescimento sustentável é uma pauta urgente e um compromisso do nosso governo”, destacou o gestor.