Para encerrar as ações do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, onde a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do alimento, nesta terça-feira (30), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde da Mulher, realizou uma ação de acolhimento para as grávidas e lactantes do município. Com palestras educativas, orientações, limpeza de pele e entrega de brindes, a atividade marca o encerramento da campanha em Ipojuca. O encontro ocorreu no auditório da Escola Santo Cristo, no Centro do Ipojuca.
Maria do Carmo, mãe de seis filhos, amamentou em todas as gestações e afirma a eficácia do leite materno para o desenvolvimento e saúde da criança. “Amamentei todos eles e agradeço a Deus que devido ao aleitamento, meus filhos sempre foram saudáveis e fortes”, disse. O leite materno além de saciar a fome, nutre, diminui as chances de doenças e traz outros inúmeros benefícios, como o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.
“Realizar essa campanha de conscientização foi muito gratificante. Nossa equipe desenvolveu ações nos cinco distritos, de modo que todos pudessem ser contemplados. Amamentar vale ouro e é o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos quando nascem”, disse a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros. No município, o CAP (Centro de Apoio ao Peito), na Maternidade Mãe Lídia, trabalha como uma rede de apoio diário com as mães com problemas ao aleitamento, fornecendo todo o suporte necessário para uma amamentação segura e confortável.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.