A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou, ao longo de toda esta semana ações em alusão à “8ª Semana de Mobilização Nacional contra o Tráfico de Pessoas – Campanha Coração Azul”. Nos encontros foram debatidos três eixos: prevenção, atendimento às vítimas, repressão e responsabilização. A ação ocorreu em parceria com as Secretarias de Esportes, Assistência Social, Saúde e AMTTRANS.
Para o secretário municipal de Esportes, Danilo Lins, que participou de um dos encontros, “o dia foi de conscientização sobre a questão do tráfico humano nessa ação em conjunto com a Secretaria da Mulher. Convidamos pessoas que trabalham com várias modalidades esportivas no município para que essa capacitação possa chegar aos pais e as crianças. Ipojuca que é um destino internacional, através de Porto de Galinhas, por isso o cuidado para o tráfico deve estar sempre presente, e alguém pode chegar e querer se aproveitar das crianças em vulnerabilidade”, disse. Para o gestor, “essa campanha alertar os pais sobre o perigo e ajuda a coibir esse crime para podermos dar mais segurança para nossas crianças’, reforçou.
Numa das atividades, a coordenadora do Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres (NPTM), Suely Madeira, falou sobre a importância da conscientização sobre “o tráfico desportivo”, como é chamado aliciamento de crianças que estão ligadas aos esportes. “Para isso, o NPTM em parceria com a Secretaria Especial de Esportes convidou para a palestra os diretores de escolinhas, treinadores, líderes de peladas, donos de academia, entre outros atores para entender que existem muitos olheiros que fazem parte da rede criminosa de aliciamento de atletas e que é preciso ter todos os cuidados de proteção”, disse.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom