A Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Assistência Social e Políticas sobre Drogas, em parceria com o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), deu início, nessa última terça-feira (05), ao curso “Acolhimento em políticas sobre drogas no SUAS”. Com carga horária de 20 horas, o curso introdutório destinado aos seus servidores ocorre de maneira presencial até esta quinta (07), no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, no Centro. A iniciativa tem como finalidade potencializar os conhecimentos desses servidores, em relação aos trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias em questão.
Segundo a secretária de Assistência Social e de Políticas sobre Drogas, Anne Banja, que se fez presente na abertura da capacitação, “servidores bem treinados e capacitados, conseguem compreender melhor as políticas que estão atuando, podendo garantir um serviço de maior qualidade à população que necessita desses atendimentos especializados. Nós devemos assegurar um melhor acolhimento para esses usuários, com o diferencial de ter políticas de assistência social e políticas sobre drogas trabalhando em conjunto, para o benefício dos que precisam desse trabalho”, disse. Para a gestora, “são as capacitações que permitem que possamos aperfeiçoar esses serviços”, observou Anne Banja.
Para Kémilly Lacerda, assistente social e servidora municipal, o curso vem sendo muito enriquecedor. “É muito importante enquanto profissional receber esse tipo de preparação, pois estamos lidando com profissionais super qualificados, que conseguem nos transmitir o conhecimento de maneira clara, facilitando a compreensão de todos. A implementação dessas políticas faz com que nossos serviços sejam melhorados e valorizados, uma vez que conseguimos que a equipe seja ainda mais multidisciplinar, apoiando e acompanhando o usuário”, afirmou. Na capacitação foram abordados temas como: a importância da redução de danos, a reflexão sobre a geografia das desigualdades nos viés de classe, raça e gênero, a importância do acolhimento de usuários e entre outros.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca