A Prefeitura Municipal do Ipojuca por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, se reuniu nesta quarta-feira (10), com as Secretarias de Turismo, Agricultura, Meio Ambiente e Controle Urbano, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, representantes da Guarda Municipal do Ipojuca e da Unidade de Defesa Ambiental (UDA), para discutir a criação do Plano de Operação de Proteção do Meio Ambiente no Combate aos Focos de Incêndio. O encontro aconteceu na própria Secretaria de Defesa Social, e a criação do plano será imediata, pois as ocorrências aumentam nesse período do ano.
O secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais, falou sobre os desafios que existem, e que “é preciso reunir forças para essa operação, antes de chegar ao combate efetivo, poderemos executar procedimentos preventivos, com informações através das mídias sociais e ações educativas”. Ele também destacou que a equipe de monitoramento estará à disposição para que, a qualquer sinal de foco de incêndio, a equipe de combate seja acionada. “Se conseguirmos unir todas as forças, conseguiremos efetivamente reduzir esses incêndios”, disse.
Foram discutidos os procedimentos operacionais dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Secretaria de Agricultura e Agência Municipal do Meio Ambiente, agindo em conjunto na proteção do meio ambiente no combate aos focos de incêndio, nas fiscalizações e controle. Serão patrulhadas e fiscalizadas as áreas de vulnerabilidade dos focos de incêndio em todo o município e especialmente em Porto de Galinhas. O responsável pelo setor de Planejamento e Estatística da Secretaria de Defesa Social, Jonatas Lemos, destacou que “existe a necessidade de um trabalho educativo nas escolas, comunidades e associações, para prevenir os focos de incêndio em áreas de mata próximas aos mangues, já que é uma prática comum atearem fogo nesses locais, para facilitar a captura dos caranguejo-uçá e do guaiamum”, explicou.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom