O Ministério do Turismo e a Prefeitura do Ipojuca fizeram na ultima semana um trabalho de conscientização sobre o Cadastro de Serviços Turísticos (CADASTUR). As ações foram divididas em três dias, e envolveram visitas e palestras, voltadas para esclarecer os benefícios desse cadastramento para os profissionais do setor.
Uma das ações aconteceu junto com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, onde foram vistoriadas três pousadas, dois hotéis e uma agência de turismo. O chefe de divisão da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Melquizedeque Reis explicou o intuito da ação, “o destino se torna mais seguro com as empresas cadastradas, o visitante entra em contato direto com a mesma, evitando fraudes, pois se combatem os serviços “piratas”, pessoas que se passam por prestadores de serviços, mas recebem o dinheiro do turista e não cumprem com o combinado”, explicou.
Outro dia foi destinado a visita da representante do Ministério do Turismo, Daniela Saraiva, na Secretaria de Defesa Social. Ela conheceu a Central de Monitoramento, composta por 129 câmeras, que funcionam 24 horas por dia na vigilância dos cinco distritos do município. “Fiz questão de conhecer de perto como funciona o premiado sistema de segurança do Ipojuca”, disse Daniela, se referindo ao Selo de Cidade Pacífica, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco, no ano de 2021. Durante a visita, o secretário Osvaldo Morais apresentou uma das grandes ferramentas da SDS: o aplicativo 153. Nele o usuário pode realizar denúncia anonimamente de violência doméstica, som alto, furtos, assaltos, tráfico de drogas ou qualquer outra situação de risco.
Também compôs a visita do Ministerio do Turismo a Ipojuca um encontro com representantes do trade (agências de turismo, pousadas e Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas), Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), e secretários do Ipojuca, no Hotel Village. A secretária de Turismo, Carol Vasconcelos, frisou a importância do cadastro no CADASTUR para os profissionais do segmento e a segurança para o turista.
Crédito das fotos: Cris Noblat