prefeitura-do-ipojuca-alerta-para-periodo-de-defeso-do-caranguejo-uca

Prefeitura do Ipojuca alerta para período de defeso do caranguejo-uçá

A Prefeitura do Ipojuca alerta à população que vive da pesca e captura do crustáceo sobre o início do período de defeso de 2023. O primeiro intervalo acontece a partir deste domingo (22). As capturas ilegais do caranguejo-uçá, bem como a comercialização neste período de defeso (reprodução), serão fiscalizadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente do Ipojuca (AMMA), juntamente com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA). A ação contra a caça ao crustáceo, conta também com o apoio da Agência Estadual do Meio Ambiente, CPRH e do Ibama.

Os períodos de proibição da captura vão do dia 22 a 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março, as datas correspondem ao período de lua nova, que influencia diretamente na andada, como o próprio nome remete, é o período no qual os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas), e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos. São nestes períodos de proibições, que é garantida a sobrevivência dos caranguejos e a reposição dos mesmos na natureza, permitindo assim, o equilíbrio do ecossistema e a recomposição natural da fauna.

Confira o período do defeso 2023:


22 a 27 de janeiro


21 a 26 de fevereiro


22 a 27 de março

Crédito da foto: Secom Ipojuca

Fonte: Prefeitura do Ipojuca

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …