O prefeito Mano Medeiros e a governadora Raquel Lyra realizaram, nesta quarta-feira (17), uma visita técnica ao Ecoparque, em Muribeca, onde está em fase final de implantação a primeira planta de biometano de Pernambuco. O encontro teve como objetivo alinhar detalhes da inauguração e discutir a expansão dos investimentos no setor de energia renovável no Estado.
Acompanhados do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e de executivos da Ecoplanos Orizon e da Copergás, os gestores conheceram as instalações de triagem de resíduos e a unidade de produção de biometano, que deve ser inaugurada ainda este ano.
Com investimento de R$ 300 milhões da iniciativa privada e aporte estadual de R$ 500 milhões, a planta terá capacidade de produzir 110 mil metros cúbicos de biometano por dia, que serão injetados na rede da Copergás e distribuídos em todo Pernambuco.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância estratégica do empreendimento:
“Jaboatão tem orgulho de sediar a primeira planta de biometano do Estado. Esse projeto representa desenvolvimento sustentável, geração de empregos e coloca o município em posição de referência nacional em energia renovável.”
A governadora Raquel Lyra reforçou o impacto da iniciativa para a economia verde de Pernambuco:
“O biometano é inovação e sustentabilidade. Estamos diante de um passo decisivo na transição energética do Brasil, oferecendo às indústrias uma alternativa limpa e fortalecendo nossa economia.”
Além da relevância ambiental e econômica, o projeto também possui caráter social, com a inclusão de catadores e ex-presidiários no processo produtivo, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.
Em tempo – Mais uma visita de Raquel a cidade do Jaboatão. Mano Medeiros(PL) será o maior cabo eleitoral da governadora na Região Metropolitana de Recife ?
Você precisa fazer login para comentar.