Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando uma série de atividades que fortalecem a campanha do Agosto Dourado, mês designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno, onde a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite. Na última sexta-feira (19), foi realizado um café da manhã especial, para as puérperas da Maternidade Mãe Lídia e, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, ao lado da vice-prefeita, Patrícia Alves, prestigiou o evento.
“Amamentei durante muitos anos e sei o quanto esse ato é significativo. O leite materno é padrão ouro e é a melhor coisa que vocês deixam para saúde dos filhos de vocês”, afirmou a gestora do município. Através do Centro de Apoio ao Peito (CAP), a Prefeitura do Ipojuca, desenvolve serviços de apoio diário às mães com problemas relacionados ao aleitamento materno, oferecendo orientações, suporte e uma rede de informações que viabilizem uma amamentação segura e confortável. De acordo com a secretária de Saúde do município, Manúcia Medeiros, “além da importância para saúde da criança, a amamentação traz um vínculo, afeto e proteção muito grande, fortalecendo o elo entre mãe e filho. Nenhum leite consegue oferecer tantos benefícios quanto o materno”, disse a secretária.
Após o café da manhã, a chefe do Executivo Municipal, realizou uma visita a nova instalação da USF 7, localizada no Campo do Avião, entregue há 2 meses em um novo endereço. A unidade promove à comunidade atendimentos como: exame citopatológico, pré-natal, puericultura, vacinação, curativo, clínico geral (demanda espontânea) e, é referência na entrega de exames (entre 15 e 18 dias), onde na rede particular acontece em cerca de 2 meses. Também foi apresentado, que Ipojuca é um dos poucos municípios que manteve e ampliou o NASF ( Núcleo de Apoio à Saúde da Família), onde diante novas regras de extinção do incentivo financeiro para o programa, a Prefeitura do Ipojuca, decidiu manter os serviços.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.