O alerta inicial partiu do advogado do PP nacional, Herman Barbosa, e veio a calhar com o que o jurídico do PSB já vinha chamando a atenção. A solução, então, foi deliberada pelo PP de Pernambuco ainda na sexta-feira à noite (05), horas depois que o partido havia lançado o nome de Antônio Mário, em convenção, como candidato ao Senado.
Problemas relacionados à legislação começaram a ser detectados, como a coluna registrara, ainda enquanto corria a convenção da Frente Popular, que adentrou pela noite daquele dia. Motivo: o movimento dos progressistas de escalar Antônio Mário não foi combinado com o PSB e acabou, mediante consultas jurídicas, provocando um imbróglio que poderia acabar prejudicando o candidato a governador, Danilo Cabral.
Diante do impasse, o PP, cuja ideia era abater o tempo de TV só de Teresa Leitão, candidata ao Senado pelo PT, entendeu que a iniciativa de lançar um candidato a senador avulso respingaria também no socialista. A ata do PP foi enviada no sábado à noite, já indicando a saída de Antônio Mário e o apoio a Teresa.
Nas hostes progressistas, se admitiu que, com dois candidatos a senador, Danilo incorreria na hipótese de acabar sem nenhum e poderia ter que abrir mão do tempo considerável de TV do PP. Nas hostes socialistas, o sinal amarelo já estava aceso: a ordem era, se o PP decidisse manter Antônio Mário no páreo, externar solidariedade ao PT, de Teresa Leitão, prioritariamente e, no limite, romper com o PP.
Resultado: o PP enviou ata ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com apoio mesmo à chapa completa, incluindo Teresa Leitão, a despeito de o PP nacional ter vetado coligação com o PT nos Estados, razão pela qual os progressistas adotaram a medida de lançar Antônio Mário, que acabou não demorando nem um dia na condição de candidato ao Senado.
Antônio Mário no Conselho Político
Além de Eduardo da Fonte e de Lula da Fonte, presidente estadual e vice-presidente estadual do PP, respectivamente, quem também compareceu à reunião do Conselho Político da Frente Popular, nesta segunda-feira (08), foi o advogado Antônio Mário, que, após ter a candidatura ao Senado retirada, vai ser o representante do partido no colegiado.
Energia > Antônio Mário vai ainda participar do plano de governo na parte de energia, que é uma área que ele atua. No PP, se faz uma leitura de que o gesto dele foi de “pacificar a situação”.
Duas… > No TRE, há protocolo de duas atas do PROS, uma da parte de Bruno Rodrigues, que segue no comando da legenda mediante liminar deferida pela desembargadora Mariana Vargas, e outra que considera o partido no apoio a Marília Arraes.
…atas > Uma das duas atas deve cair, segundo o TRE-PE, mediante decisão do TSE, que pode manter Eurípedes Júnior à frente do comando nacional ou destituí-lo e devolver o comando a Marcus Holanda, como há expectativa, nas coxias do PROS, de que possa ocorrer, nesta terça (09), em julgamento do colegiado.
Com Lula > Luciana Santos se encontrava em São Paulo, nesta segunda-feira (08), motivo pelo qual não participou da reunião do Conselho Político da Frente Popular. A vice-governadora do Estado estava em reunião do conselho político do ex-presidente Lula.
Veja também
música EleiçõesBeyonce lidera ranking nos EUA pela primeira vez em 14 anos
TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo