Quem acompanhar a posse do presidente Lula no próximo domingo, deve se preparar. Só quem chegar mais cedo vai conseguir ver o presidente Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto. Isso porque a segurança do evento limitou a 30 mil o número de pessoas na Praça dos Três Poderes, que é o espaço que fica entre o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Como são esperadas 300 mil pessoas na cerimônia de posse, na Esplanada dos Ministérios, a entrada na praça será fechada ao meio-dia e meia, ou antes, caso atinja a lotação máxima, segundo informou, nesta quinta-feira, o secretário de segurança do Distrito federal, Júlio Danilo.
O limite de pessoas e horário é apenas para a Praça dos Três Poderes, portanto, os demais espaços da Esplanada ficarão acessíveis em todos os momentos. Além disso, o público pode acompanhar o evento por telões que serão instalados com a transmissão simultânea de todos os momentos da cerimônia.Lula deve sair da Catedral em direção ao Congresso Nacional por volta das 14h30.
A Esplanada estará fechada, para carros, na altura da Rodoviária do Plano Piloto e, para chegar ao gramado em frente aos ministérios, as pessoas devem entrar pela via N1, que é aquela pista que fica do lado norte da Esplanada. As vias N2 e S2, que ficam por trás dos ministérios, estarão fechadas para carros e pedestres, somente os veículos autorizados poderão entrar. As escadarias e passagens por trás dos ministérios também serão fechadas para os pedestres.
Quem for de carro, pode estacionar nos Setores Bancário, de Autarquias, de Diversões ou no Setor Comercial.
Os ônibus vão circular até as 4 horas da manhã do dia 2 de janeiro e o metrô vai funcionar até às 2 horas da manhã, mas depois das 10 da noite, somente a estação central estará aberta para embarque.
Haverá ainda barreiras de policiais que farão revistas antes de entrar na Esplanada, sendo proibida a entrada com alguns tipos de materiais, como destacou o secretário Júlio Danilo.
Não será permitido ainda entrar com latas, garrafas ou animais de estimação, com exceção dos cães-guia.
As forças de segurança do DF informaram ainda que não serão permitidos movimentos contrários ao presidente eleito no local próximo da posse.
Além disso, o governo local decretou ponto facultativo, na sexta-feira, para reduzir a movimentação na parte central da cidade e facilitar as varreduras feitas pelas polícias nas ruas para identificar possíveis ameaças à segurança no dia da posse.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.