Tem zebra que surpreende na fase de grupos da Copa do Mundo. Outras vão além, avançando ao mata-mata. Algumas, chegando entre as oito melhores. Imagine, então, estar em uma semifinal, sendo a primeira de seu continente a alcançar o feito? Essa história pode ser escrita neste sábado (10) por Marrocos. A seleção africana encara Portugal, às 12h (de Brasília), no Al Thumama, pelas quartas de final do mundial do Catar. No caso dos portugueses, o confronto pode recolocar os europeus a um passo da decisão do torneio, algo que não acontece desde 2006.
África bem representada
Marrocos já fez história no Catar. A atual campanha já supera o feito de 1986, quando a seleção chegou até a fase de oitavas de final, sendo eliminada pela Alemanha Ocidental. Na ocasião, a equipe era comandada por um brasileiro, o técnico José Farias. Agora, o treinador é Walid Regragui, francês com ascendência marroquina.
Outros três africanos chegaram nas quartas de final de uma Copa. Em 1990, Camarões foi eliminado na etapa pela Inglaterra. Em 2002, Senegal caiu diante da Turquia, enquanto Gana foi desclassificada pelo Uruguai, em 2010.
Portugal e Marrocos já jogaram duas vezes em Copas. A primeira, em 1986, com vitória dos africanos por 3×1. A mais recente foi na edição passada do torneio, com triunfo europeu por 1×0.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
Veja também
Copa do Mundo 2022 Copa do MundoClássico europeu nas quartas da Copa do Mundo: França x Inglaterra
Confira os últimos jogos das quartas de final na Copa do Catar, este sábado (10)
Fonte: Folha PE