Crédito, Getty Images

O bitcoin, a principal criptomoeda, caiu de uma alta histórica próxima a US$ 68 mil por bitcoin em novembro de 2021 para US$ 33 mil agora. E na esteira, todas as demais criptomoedas também caíram bastante. A BBC News Brasil resume aqui o que está acontecendo com as criptomoedas. Clique nos links para se aprofundar em cada tema.

O valor das criptomoedas e do bitcoin está caindo porque a economia vive um momento de aversão ao risco — e moedas digitais são justamente tidas como os ativos mais voláteis, por não possuírem um lastro fixo. Autoridades monetárias do mundo todo têm aumentado os juros para combater um salto global da inflação. Com isso, investidores têm retirado dinheiro de investimentos considerados de alto risco (como criptomoedas e ações de empresas de tecnologia) e colocado em ativos que rendem juros e são tido como mais seguros, como títulos de governo. Por isso, a cotação das criptomoedas desabou nesses meses.

O recente salto da inflação mundial começou com o reaquecimento das economias na medida em que a pandemia de covid arrefece. Além disso, a guerra na Ucrânia provocou uma alta de preços de diversos produtos.

Existe incerteza nos mercados sobre quão profunda será a alta de preços e de juros (sobretudo a promovida pelo Federal Reserve, a autoridade monetária dos Estados Unidos). Enquanto essa incerteza persiste, existe alta volatilidade nos mercados de títulos, câmbio, ações e criptomoedas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!