A Prefeitura do Recife anunciou que, a partir desta quarta-feira (21), crianças com três e quatro anos terão disponíveis quatro locais de vacinação contra a Covid-19. A redução da oferta, que será provisória segundo a gestão municipal, se dá por causa do atraso na entrega da Coronavac por parte do Ministério da Saúde.
Ainda não há previsão para normalização da distribuição para os estados e municípios. E, por isso, foi necessários restringir a imunização deste público em locais específicos, para evitar perdas das vacinas que estão em estoque.
Os centros de vacinação infantil disponíveis funcionam, de domingo a domingo, nos seguintes locais: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h); Boa Vista, na área central da cidade (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 11h às 19h); além do Sítio Trindade, em Casa Amarela (de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30).
Até o momento, foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 8.801 crianças com três e quatro anos – o que representa 20,39% de cobertura vacinal. Desse total, 1.640 (3,80%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). A crianças devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação.
Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia.
Veja também
Furacão Fiona DepoimentoFuracão de categoria 4 Fiona avança para as Bermudas
Delegado convoca cúpula da PF a depor por suposta interferência em investigação sobre Milton Ribeiro
Fonte: Folha PE