populacao-cai-no-samba-no-viva-a-guararapes

População cai no samba no Viva a Guararapes

A avenida virou uma passarela de cantores e músicos que colocaram os recifenses para dentro das rodas de samba em três palcos simultâneos. Ninguém ficou parado na ‘Cidade Criativa’ da música. (Foto: Divulgação)

Definitivamente o Viva Guararapes conquistou o recifense. A edição deste domingo (4) com o tema samba (#Guarasamba), teve um desfile de atrações do gênero musical que botou muita gente na roda para dançar. Os ciclistas encostaram suas magrelas para brilhar na Avenida dançando ao ritmo da banda Excesso de Bagagem, que abriu o palco principal e contagiou quem passava.  A cantora Gerlane Lops, grande expoente local da categoria dominou o palco principal à tarde. Recife é reconhecida pela ONU como “Cidade Criativa” na categoria música.

O Viva Guararapes é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro e Secretaria de Turismo e Lazer, que incentiva a população a vivenciar e conviver no centro da cidade, participando de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos para todas as idades. 

Nesta edição, no Polo e Palco infantis as crianças exploraram vários brinquedos sensoriais criativos feitos com fitas de seda, madeira, ferro e corda. A fotógrafa Renee Sophi Silva, 48, moradora da Boa Vista, estava com a filha Maria Eduarda, 6 anos, que brincava incansavelmente nos brinquedos. “É a terceira vez que venho para o “Viva” e acho excelente, pois tem muitos pais que não têm condições de pagar um brinquedo inflável ou cama elástica nos parques. Aqui é uma atração que dá oportunidade a todos, ricos e pobres, aos brinquedos”, ressaltou.  

A artista Lulu Araújo, que encarna o personagem Fada Magrinha, também moradora da Boa Vista, enquanto esperava a hora de sua apresentação Caixinha de Música, disse que “o evento é bom para revitalizar o centro. Ele deixa a região mais segura, tem mais gente circulando e esse movimento irradia para outras ruas bairro”, pontuou.

“Além de proporcionar lazer, diversão e atividades físicas para população, o Viva a Guararapes também gera emprego e renda para uma cadeia produtiva de empreendedores culturais, artistas, empresas de eventos, comércio formal e informal da cidade”, explica a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

O ator Aldemar Patrick, que trabalha como engenheiro civil durante a semana, integra a Caravana Popular, do bairro de Santo Amaro. Além de atuar, ele é responsável por todo o figurino do grupo, que apresentou o espetáculo Lendas, Contos e Magia. Patrick falou que o Viva  é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da Caravana. “O evento não só é uma oportunidade de trabalho, como dá visibilidade aos artistas que se apresentam, se tornando uma vitrine”, enfatizou Patrick.

Ao longo de cerca de 200 metros de extensão da Avenida Guararapes, a população pôde aproveitar uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, além de feira literária, espaços de economia criativa e geek, tudo na cadência do samba. No Polo Sesc houve show de samba com a cantora Andreia Luizza, além de uma  Oficina de Super Heróis e Logomarcas. No Palco Esportivo, ocorreu um animado aulão da Zumba Bomba Cultura, Samba dos Traíras e Arrebenta Samba.

No Polo PET aconteceu adoção de animais. No Polo Sebo, na Praça do Sebo, teve feirinha de livros e apresentações de Belo X, Rodriguinho e Banda e Maria Pagodinho.

Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar montaram um esquema de segurança para dar tranquilidade aos participantes do evento.  Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estiveram a postos para orientar os motoristas.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …