Com o principal objetivo de promover ações e debates sobre o processo de regeneração urbana do centro e da cidade do Recife, o Rec’n’Play recebe, nos dias 17 e 18 de novembro, das 10h às 20h, o Polo Ecologia Urbana promovido pela Prefeitura do Recife. No local, acontecerão o Festival da Boa Comida e o Ponto Recentro. O polo funcionará na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.
No local, o público poderá participar de palestras e discussões sobre agricultura urbana, segurança alimentar, agroecologia, resiliência climática, economia criativa, entre outros temas. A população também poderá usufruir do Festival da Boa Comida, que oferece opções alimentares baseadas na alimentação sustentável, em uma arena montada na praça.
O Festival da Boa Comida visa o fortalecimento do turismo, da gastronomia, da identidade local e da economia criativa do centro do Recife e terá a participação de 6 restaurantes do centro da cidade: Boi Voador, Café do Mercado, Duque Café, O Buraquinho, Vapor e São Pedro.
Os estabelecimentos trabalharão com cardápios a partir de produtos agroecológicos. Também haverá um concurso de gastronomia onde o público votará no melhor prato. No polo também serão oferecidos café e uma feira agroecológica, com produtos fornecidos diretamente de produtores familiares.
“A primeira ação significativa é estarmos levando as pessoas para além da ilha do bairro do Recife, atravessar a ponte e ocupando a Praça da Independência, com um Polo de Agroecologia Urbana onde a gente vai ter o Festival da Boa Comida, com feiras de produtos orgânicos, naturais e 6 restaurantes do centro vendendo suas comidas com essa ideia de cozinha saudável. A gente movimenta toda essa cadeia produtiva e dá visibilidade”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.
Já o Ponto Recentro ocorrerá dentro de uma arena geodésica, que abrigará debates, palestras, reuniões técnicas e rodas de diálogo.
“A gente também lança uma pedra fundamental, que é uma geodésica num espaço onde ocorrerão oficinas, debates e conversas, rodas de diálogos para tratar do centro em diversos aspectos, como o que é o Recentro, o papel do Recentro, o que a gente pode trabalhar em termos de projetos estruturadores ligados a governança, a gestão, a parte de infraestrutura, de iluminação. A gente vai convidar pessoas em situação de rua, comércio popular, comércio formal, especialistas, arquitetos, historiadores, urbanistas, para cada um mostrar a sua visão para que a gente tenha um centro vivo”, destacou Ana Paula.
A arena geodésica conta também com o Palco da Boa Comida, que terá o momento das receitas dos chefs Yuri Machado, do Restaurante Ca-Já; Antônio Nogueira (confeitaria) e Adriana Borges (Unibra). No espaço ocorrerão rodas de diálogo como o tema a “Cultura como Ferramenta de Transformação Territorial” e apresentações artísticas, como Som na Rural, Maracatu Oxum Mirim, Afoxé Oyá Alaxé, Mestre Lucas e Coco de Herança, Bloco das Ilusões, Reisado Imperial, Em Canto e Poesia.
De acordo com o Gabinete do Centro do Recife, organizador do Polo Ecologia Urbana, a iniciativa é inédita e visa fortalecer a gestão territorial integrada do centro da cidade. O polo terá duas comitivas internacionais convidadas que participarão das atividades: de Nantes, cidade-irmã francesa do Recife, com 17 integrantes; e de Medellín, na Colômbia, com 8 representantes.
Veja também
HAVANA InvestimentoNo “Dia do Brasil” em feira de Havana, Paulo Câmara destaca potencial de negócios do Nordeste
Biden anuncia investimentos de US$ 30 milhões em níquel e cobalto no Brasil