policlinica-barros-barreto-recebe-acao-de-saude-sobre-o-dezembro-vermelho

Policlínica Barros Barreto recebe ação de saúde sobre o Dezembro Vermelho

Evento foi parceria da Coordenação IST/HIV e Faculdade de Medicina de Olinda

Publicado por: Analu Pereira, em: 01/12/23 às 11:23

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Olinda realizou uma ação durante toda a manhã desta sexta-feira (01.12), na Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo. O evento foi uma iniciativa da Coordenação IST/HIV do município em parceria com a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO).

Os serviços oferecidos, em alusão ao Dezembro Vermelho, momento reservado para alertar sobre a Aids no País, foram realizados, sobretudo testagem rápida para diagnóstico de HIV, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, consultas em clínica médica, atualização de vacinas, além de palestras. A ação contou ainda com os atendimentos do Olinda Mais Saúde e Odontomóvel.

A coordenadora do Programa de IST/Aids de Olinda, Maria Teixeira fala da importância de ações como essa, principalmente num mês tão representativo de prevenção à doença. “Temos ações preventivas o ano todo. No CTA oferecemos o tratamento, o acompanhamento, além de ações nos postos, na rua, em praça, em shopping. Aqui no nosso centro de referência, a demanda é espontânea. Após a testagem rápida positiva, o paciente é encaminhado para o acolhimento, psicólogo, médico, e por fim a medicação”, explica

O importante é prevenir e estamos aqui para ajudar todo mundo e alertar que a camisinha ainda é o melhor meio de prevenção. A coordenadora ainda faz um apelo. “No centro de referência do município, pelo menos 1800 pessoas estão em tratamento ativo. Ofertamos a PrEP nas quartas-feiras, pela manhã e durante a semana toda podem agendar”, concluiu Maria Teixeira.

O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) em Olinda funciona na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O atendimento para PrEP, indicado para uso programado de medicamento anti-HIV, somente nas quartas-feiras, também das 8h às 12h. Já em relação à PEP, que é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, o município não dispõe de unidade 24h, e por isso, nos finais de semana e fora do horário comercial, a população é indicada a procurar o Hospital Correia Picanço, no Recife.

Além do CTA, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas, a população pode fazer o teste rápido para Sífilis/HIV. Em Pernambuco, segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, o Estado contabiliza 30.701 pessoas vivendo com HIV e Aids.

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) caminha junto com a Secretaria de Saúde do município para incentivar o cuidado, a atenção, a prevenção, a assistência e a conscientização da população no que se refere especificamente ao HIV.

“A FMO tem uma clínica de escola que atende a demanda do município também. É aberta ao público e a população olindense pode procurar esse serviço e fazer o agendamento. Temos especialidades de ginecologia, urologia, clínica médica, psiquiatria”, reforça a professora e orientadora da liga de vigilância em saúde da FMO, Caroline Mariz.

O atendimento na Clínica Escola da FMO acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. O telefone para agendamento é o (81) 3788-7777.

Fotos: Sandro Barros / PMO

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …