policlinica-barros-barreto-recebe-acao-de-saude-sobre-o-dezembro-vermelho

Policlínica Barros Barreto recebe ação de saúde sobre o Dezembro Vermelho

Evento foi parceria da Coordenação IST/HIV e Faculdade de Medicina de Olinda

Publicado por: Analu Pereira, em: 01/12/23 às 11:23

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Olinda realizou uma ação durante toda a manhã desta sexta-feira (01.12), na Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo. O evento foi uma iniciativa da Coordenação IST/HIV do município em parceria com a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO).

Os serviços oferecidos, em alusão ao Dezembro Vermelho, momento reservado para alertar sobre a Aids no País, foram realizados, sobretudo testagem rápida para diagnóstico de HIV, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, consultas em clínica médica, atualização de vacinas, além de palestras. A ação contou ainda com os atendimentos do Olinda Mais Saúde e Odontomóvel.

A coordenadora do Programa de IST/Aids de Olinda, Maria Teixeira fala da importância de ações como essa, principalmente num mês tão representativo de prevenção à doença. “Temos ações preventivas o ano todo. No CTA oferecemos o tratamento, o acompanhamento, além de ações nos postos, na rua, em praça, em shopping. Aqui no nosso centro de referência, a demanda é espontânea. Após a testagem rápida positiva, o paciente é encaminhado para o acolhimento, psicólogo, médico, e por fim a medicação”, explica

O importante é prevenir e estamos aqui para ajudar todo mundo e alertar que a camisinha ainda é o melhor meio de prevenção. A coordenadora ainda faz um apelo. “No centro de referência do município, pelo menos 1800 pessoas estão em tratamento ativo. Ofertamos a PrEP nas quartas-feiras, pela manhã e durante a semana toda podem agendar”, concluiu Maria Teixeira.

O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) em Olinda funciona na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O atendimento para PrEP, indicado para uso programado de medicamento anti-HIV, somente nas quartas-feiras, também das 8h às 12h. Já em relação à PEP, que é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, o município não dispõe de unidade 24h, e por isso, nos finais de semana e fora do horário comercial, a população é indicada a procurar o Hospital Correia Picanço, no Recife.

Além do CTA, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas, a população pode fazer o teste rápido para Sífilis/HIV. Em Pernambuco, segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, o Estado contabiliza 30.701 pessoas vivendo com HIV e Aids.

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) caminha junto com a Secretaria de Saúde do município para incentivar o cuidado, a atenção, a prevenção, a assistência e a conscientização da população no que se refere especificamente ao HIV.

“A FMO tem uma clínica de escola que atende a demanda do município também. É aberta ao público e a população olindense pode procurar esse serviço e fazer o agendamento. Temos especialidades de ginecologia, urologia, clínica médica, psiquiatria”, reforça a professora e orientadora da liga de vigilância em saúde da FMO, Caroline Mariz.

O atendimento na Clínica Escola da FMO acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. O telefone para agendamento é o (81) 3788-7777.

Fotos: Sandro Barros / PMO

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …