Na eleição deste ano, a novidade em relação às plataformas digitais é que foram firmados acordos com as autoridades para combater as notícias sabidamente falsas e facilitar as denúncias contra as fake news.
A empresa Meta, por exemplo, que controla o Whatsapp, Facebook e Instagram, fez parcerias com agências independentes de checagem de notícias, como destaca a chefe de Políticas Públicas para Integridade da Meta, Mônica Guise, que conta que medidas estão sendo tomadas para evitar a disseminação de notícias falsas.
O professor de Direito Eleitoral e Constitucional, Flávio de Leão Barros, diz que este ano a Justiça e as autoridades estão mais preparadas para combater as fake news. Mas, destaca que não é possível acabar com a prática.
O especialista lembra também que o combate às fake news traz risco à liberdade de expressão e à livre circulação de ideias. Por isso, é importante verificar caso a caso, para evitar abusos das plataformas.
Atualmente, as próprias plataformas oferecem espaço para denunciar notícias falsas. Além disso, o cidadão pode denunciar diretamente nos tribunais eleitorais ou Ministério Público Eleitoral, que têm canais diretos para esse tipo de denúncia.
Fonte: Agência Brasil
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