plataforma-digital-auxilia-prefeitura-do-recife-a-consolidar-programas-para-atender-necessidades-da-populacao

Plataforma digital auxilia Prefeitura do Recife a consolidar programas para atender necessidades da população



Desenvolvida pela startup Gov Tech Bright Cities, ferramenta reúne informações sobre projetos, intervenções e ações públicas com diagnósticos que ajudam na criação, ajustes e importação de políticas. Medida está disponível para toda a administração municipal.

A partir desta semana a Prefeitura do Recife passa a contar com mais uma importante ferramenta de apoio à gestão. Com foco em uma administração feita de forma mais moderna e eficiente, os gestores municipais passam a contar com os serviços da startup Gov Tech Bright Cities. A plataforma tem por objetivo oferecer informações que ajudem as cidades a se tornarem ambientes cada vez mais inteligentes. O contrato com o Executivo Municipal foi assinado no início da semana junto à Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e ficará à disposição de toda a gestão. 

O trabalho realizado pela plataforma digital reúne dados abertos de projetos, intervenções e ações públicas com diagnósticos que ajudam na criação de novas políticas públicas, no ajuste de outras ou na importação de experiências exitosas vivenciadas em algumas cidades no Brasil onde a empresa atua. A inovação trazida pela startup tem os pés fincados nos conceitos de Cidades Inteligentes e a base desse trabalho está na mineração de informações técnicas que ajudam a construir novos cenários para o desenvolvimento local. 

A ferramenta digital se aliará à gestão possibilitando uma leitura ainda mais detalhada de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade, segurança, urbanismo, entre outros. “Não há planejamento sem dados e o acesso à informação analítica nos permite direcionar as políticas públicas de maneira ainda mais assertiva. Nessa perspectiva a tecnologia passa a ser uma importante aliada nesse processo. Ter nas mãos uma plataforma capaz de nos abrir os horizontes e nos auxiliar na jornada de transformar o Recife numa cidade cada vez mais inteligente coloca a Prefeitura do Recife em uma esfera ainda mais organizada e preparada para o futuro”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, a parceria vai proporcionar à capital pernambucana acesso a diversas informações consolidadas de outras gestões públicas, permitindo que a Prefeitura possa construir políticas efetivas para a cidade. O gestor também pontuou que o acordo vai auxiliar no aprendizado contínuo e compartilhamento de boas práticas de gestão. “Com esses dados sólidos e diversificados, a Prefeitura do Recife vai ter condições de verificar em quais áreas, como Educação, Saúde e Mobilidade Urbana, por exemplo, precisa de uma política ou ação mais efetiva e comparar as ações atuais com outras cidades. Por outro lado, essa nos ajudará a incorporar novas tecnologias e inovações, ao mesmo tempo em que a gente pode compartilhar o que o Recife vem fazendo de excelência na gestão pública”, ressalta.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …