O Partido Liberal anunciou oficialmente que vai atuar como oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que começa no próximo dia 01 de janeiro. Além disso, a sigla convidou o atual presidente Jair Bolsonaro — candidato derrotado nas eleições deste ano — para ser o presidente de honra do PL.
Essas decisões foram anunciadas nesta terça-feira (08) pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto. Ele disse que a sigla não vai renunciar às suas bandeiras e, por isso, vai atuar em oposição ao próximo presidente da República.
Valdemar exaltou a atuação de Bolsonaro à frente do governo federal e anunciou o convite para que ele assuma a presidência de honra do Partido Liberal.
O presidente do PL ressaltou que a sigla conquistou as maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nas eleições deste ano. Valdemar Costa Neto disse que pretende apoiar a reeleição do deputado Arthur Lira, do PP, para a presidência da Câmara — mas destacou que deseja, em troca, apoio dos Progressistas para que o Partido Liberal conquiste a presidência do Senado.
E apesar de anunciar oposição a Lula, Costa Neto disse que o PL ainda vai analisar se apoia ou não a Proposta de Emenda à Constituição que está sendo construída pelo futuro governo — e que tem o objetivo de garantir recursos para um aumento real no salário mínimo e para a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 por família.
Valdemar Costa Neto também defendeu o direito da população em manifestar descontentamento com o resultado das eleições. No entanto, ressaltou que o PL não apoia protestos que bloqueiam rodovias e interferem no direito de ir e vir dos cidadãos brasileiros.
Fonte: Agência Brasil