Sob o olhar atento de alunos do projeto social Esquadrão Asa Branca, militares e familiares e convidados, chegaram ao Recife, na manhã desta quarta-feira (31), as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça que participarão de uma demonstração no Marco Zero, na quinta-feira (1º), em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
Vindas de Natal, as sete aeronaves coloridas de verde, azul e amarelo aterrissaram na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana. O Recife é uma das paradas do circuito que já percorreu outras cidades nordestinas e seguirá até o fim deste mês.
Robson Kauã, de 16 anos, faz parte do Asa Branca, projeto social apoiado pela Aeronáutica, há seis meses. O jovem sonha em ser militar e ficou encantado com a oportunidade de conhecer as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e seus pilotos. “Está bonito o evento e dando cada vez mais vontade de ser militar”, disse, empolgado.
A demonstração no Marco Zero não acontece há quatro anos, desde o feriado de Nossa Senhora do Carmo de 2018. O capitão aviador Moreno, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, acredita que este será um reencontro especial.
“Sempre que a gente volta a uma localidade é muito legal o retorno porque o pessoal também fica com saudade. É muito especial poder voltar”, comentou o piloto, que prometeu um espetáculo com “30 minutos de muita acrobacia, de avião no ar”. “Acho que o pessoal vai gostar bastante”.
Outro piloto da Fumaça, o major Natalício volta ao Recife. Em 2018, a demonstração no Marco Zero foi uma de suas primeiras. “A expectativa está grande, a gente espera que o tempo colabore. O lugar é muito bonito”, comentou o militar.
O major explica que o esquadrão representa a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo o único que faz demonstrações aéreas. “Nossa missão é difundir em âmbito nacional e, às vezes, até internacionalmente a Força Aérea Brasileira”, explicou Natalício.
Antes do Recife, a Fumaça se apresenta em Caruaru, no Agreste do Estado, na tarde desta quarta (31). A apresentação na capital pernambucana será às 16h da quinta e terá um esquema especial de trânsito para quem for acompanhar as manobras do grupo.
Os presentes no Marco Zero assistirão a um show com cerca de 50 manobras em aproximadamente 30 minutos. As sete aeronaves se revezam na frente do público e, durante a demonstração, um locutor narra as acrobacias.
“É um evento para toda a família, é muito bacana. A gente pede para o pessoal chegar cedo porque costuma dar muito trânsito e levar boné e protetor”, finalizou o major Natalício.
Veja também
Saúde Tragédia em PetrópolisCovid-19: Brasil registra 114 mortes e 15,8 mil casos em 24h
Corpo de menino desaparecido é identificado, seis meses depois