A Academia Brasileira de Ciências Criminais – ABCCRIM, presidida por Cristiano Carrilho, é uma instituição sem fins lucrativos , com jurisdição em todo o Brasil, sediada em Olinda/PE e com representantes na Argentina, Chile, Colômbia, Nicarágua, Canadá e Portugal. Com olhar criterioso para temas que envolvem os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU, lançou no último dia 25 a primeira edição do Prêmio Orgulho de Pernambuco, em que os homenageados foram selecionados por meio de comissão julgadora.
Na categoria Sustentabilidade/Ouvidoria, o prêmio foi concedido a advogada Catarina Vasconcelos, Ouvidora Geral da OAB Pernambuco, que recebeu o certificado das mãos do presidente da ABCCRIM e da Promotora do MPPE e presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), também Ouvidora do MPPE, Dra Selma Magda Barreto. Para Catarina Vasconcelos, a premiação tem duplo significado, o primeiro pelo reconhecimento da função, citando a Resolução 75/186 da ONU, aprovada pela Assembleia Geral em 16 de dezembro de 2020, que trata sobre “ O papel dos ouvidores e das instituições mediadoras na promoção e protecção dos direitos humanos, da boa governação e do Estado de direito” e pelo fato de ser mulher e a primeira ouvidora a receber o reconhecimento.
O evento foi prestigiado por diversas personalidades locais entre elas o chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Dr. Fernando Benevides; a Prefeita de Ipojuca, Célia Sales; o Juiz da Vara de Execuções Penais do TJPE, Dr. Evandro de Melo Cabral; o Cônsul do Chipre, Christos Aravanis; a Delegada Teresa Nogueira; a cantora Nena Queiroga; o Presidente da Associação Comercial de Pernambuco, Dr. Tiago Carneiro; o engenheiro Luiz Alberto Carneiro; a Promotora de Justiça Dra. Dalva Cabral além de empresários e profissionais de todo o Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.