Além das equipes de Minas Gerais, que possuem experiência em ocorrências de grande complexidade, a exemplo do desastre em Brumadinho, e da Paraíba, que chegaram nesse domingo (29), Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (30), o reforço de oito militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, que atuam com o auxílio de cães farejadores em áreas de deslizamentos do Recife e Região Metropolitana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, as forças de segurança estão, nesta segunda (30), divididas em sete pontos: no Recife, há equipes nos bairros do Barro, Guabiraba e em Monte Verde, no Ibura; em Jaboatão dos Guararapes, os profissionais atuam no Zumbi do Pacheco e no Curado IV; em Camaragibe, há efetivo no bairro do Areeiro; já em Paulista, há buscas em Paratibe.
Nos locais, atuam 198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte, 8 policiais militares, 100 guardas municipais, 25 funcionários da Emlurb, 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil de Pernambuco.
“Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar. Para isso, estamos buscando todas as formas de amenizar os graves impactos das fortes chuvas”, afirmou o secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire.
Nesse domingo (29), Pernambuco passou a contar com o reforço de 92 soldados nomeados pelo governador Paulo Câmara. O Exército e a Marinha também estão colaborando com 100 e 20 profissionais, respectivamente, além de seis embarcações.
O local mais crítico, de acordo com a corporação, é Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, onde mais de 20 pessoas morreram em decorrência das chuvas. No bairro do Curado IV, em Jaboatão, bombeiros de Minas Gerais atuam nas buscas por soterrados em deslizamento de terra na comunidade Bola de Ouro. Até o momento, quatro corpos foram retirados do local.
Até às 12h desta segunda (30), 91 mortes foram confirmadas em Pernambuco devido às enchentes e deslizamentos. Outras 26 pessoas estão desaparecidas.
Veja também
chuvas MUNDOApós fortes chuvas, Paulo Câmara recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
Pacífico mexicano se declara em alerta para furacão Agatha
Você precisa fazer login para comentar.