A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) comunicou, na tarde deste domingo (24), que recebeu duas novas notificações de Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Pernambuco. Os novos casos suspeitos, são de pacientes do sexo masculino, residentes em Paulista e em Recife. Um dos casos tem histórico de viagem para local com circulação do vírus e está internado em uma unidade de saúde particular, enquanto o outro tem relato de contato com um caso suspeito e cumpre isolamento domiciliar.
Com isso, o Estado de Pernambuco passa a totalizar onze notificações, sendo três casos confirmados da doença e outros oito ainda em investigação. Os três casos confirmados até o momento possuem histórico de viagem para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença. O Estado de Pernambuco ainda não registra, até o momento, transmissão local da Monkeypox. Os casos confirmados são de residentes de São Paulo (caso importado), Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Segundo a SES-PE, sobre os dois novos casos suspeitos, uma investigação epidemiológica foi iniciada, com coleta de exames para realização do diagnóstico laboratorial. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que realizará investigação para outras doenças.
Veja também
RIO DE JANEIRO Incêndio FlorestalPaciente relembra cárcere privado em hospital após cirurgia plástica mal sucedida
Milhares de evacuados nos EUA enquanto fogo na Califórnia se espalha