Com a frase “Uma das maiores violências contra a pessoa idosa é o seu silêncio”, o Governo de Pernambuco e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi) lançaram a campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, nesta quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre essa problemática. Na cerimônia de lançamento, que aconteceu no auditório É do povo, no Centro Cultural Cais do Sertão, também houve a entrega da Medalha Rute Bacelar a 20 pessoas e entidades que lutam pelos direitos das pessoas idosas.
Várias peças de divulgação da campanha serão expostas em instituições públicas e privadas e no transporte coletivo, buscando estimular a denúncia de violações. De acordo com dados do Disque 100, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico eram referentes a violações contra pessoas idosas, o que correspondia a 48,5 mil casos.
Já no fim de 2020, durante o auge da pandemia da Covid-19, foram feitos 77 mil registros, o que correspondeu a 53% do total de denúncias. Em Pernambuco, também houve aumento do total de casos denunciados, de acordo com informações do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPPI), chegando a 65,28% em 2021, no comparativo com o ano anterior.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, com o isolamento social devido à pandemia, mais casos de violência no ambiente doméstico surgiram.
“Com o isolamento decorrente da pandemia, veio à tona o aumento da violência no ambiente doméstico. Queremos, por meio de iniciativas como esta, do lançamento da campanha e da entrega da medalha, tirar esse tema da invisibilidade, estimulando a denúncia, reconhecendo o trabalho de quem tanto faz pela promoção dos direitos desse público e nos colocar à disposição para trabalhar por um país com pessoas idosas mais seguras e integradas à sociedade”, disse o secretário.
Para o presidente do Cedpi, Reginaldo Borges, é preciso haver políticas públicas que trabalhem as demandas das pessoas idosas de forma integrada. “Infelizmente, se perdeu o respeito pelo envelhecimento. Precisamos lutar por políticas sociais no contexto das famílias, orientando aqueles que chamamos de pré-idosos”, afirmou, durante discurso.
Para denúncias, a população pode ligar para a Ouvidoria Social através do número 0800.081.4421.
Entrega das medalhas
A Medalha Rute Bacelar foi concedida a pessoas agraciadas entre 2019 e 2022, já que não houve cerimônia de entrega durante a pandemia. Foram homenageadas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) Abrigo Santa Filonila (Escada), Lar Amparo ao Idoso (Gravatá), Casa do Ancião de Sertânia, Abrigo Santo Antônio (Olinda) e Abrigo Cristo Redentor, além das entidades ABCMI-PE e Turismo Social (Recife), Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Recife e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Entrega da Medalha Rute Bacelar. Foto: Divulgação/SDSCJ
Entre as pessoas físicas, receberam a medalha Irmã Marlene de Barros Cavalcante (Pastoral da Pessoa Idosa), Cora Cacilda de Menezes Medeiros (Prefeitura do Recife), Márcia Carrera Campos Leal (UFPE), Yélena de Fátima Araújo (Ministério Público de Pernambuco), Valéria Pastor Alexandre Araújo (Secretaria Estadual de Saúde), Wagner do Nascimento Santos (Hospital de Câncer de Pernambuco), Renata de Souza Guedes (psicóloga e ex-servidora da SDSCJ), Eloiza Maria de Paula (Empetur), Maria da Paz Azevedo Silva (Hospital de Câncer) e Laura Gomes (secretária executiva de Direitos Humanos de Pernambuco).
Veja também
Guerra na Ucrânia Pernambuco Presidente da Ucrânia diz a Macron que duvida da utilidade de falar com Putin
Uma morte é registrada e 50 famílias ficam desalojadas com chuvas na Mata Sul e Agreste