O número de denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais recebidas via aplicativo Pardal mais que triplicou nos últimos dez dias em Pernambuco.
É o que revelam os dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral pernambucano. Até esse domingo, o sistema registrou 883 denúncias de propaganda eleitoral irregular no Estado.
No levantamento anterior eram 256. Pernambuco permanece como a unidade da federação com maior número de registros. Em seguida aparecem São Paulo, com 668 denúncias de propaganda irregular, e Minas Gerais, com 632.
Qualquer pessoa pode usar o Pardal para fazer denúncias. É necessário preencher obrigatoriamente, o nome e o CPF de quem realiza a denúncia, além de anexar documentos que comprovem o fato, como vídeos, fotos ou áudios. É importante ressaltar o sigilo das informações pessoais do denunciante. Os dados são apenas para identificação em caso de má-fé, como a produção de uma denúncia fake, por exemplo.
O Pardal foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e está disponível para download nas lojas virtuais. O app pode receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias é de competência do Ministério Público Eleitoral.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.