Após 20 qualificatórias realizadas nas cinco regiões do Brasil, foram definidos os quatro melhores competidores classificados nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’, que agora competem entre si para representar o país no Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Entre os oito finalistas, estão dois pernambucanos, que representam o estado na decisão nacional, que será realizada na próxima segunda-feira (18), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O Mundial acontece na Áustria, em maio.
Os representantes pernambucanos são Richard Amorim, 23 anos, estudante de Educação Física e Erlon Cardoso, 21 anos, graduando em Administração, ambos da Universidade Federal de Pernambuco e que garantiram as classificações dentro da categoria ‘Maior Distância’, na etapa de Recife.
“Eu pratico atletismo nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de discos. Como já tenho essa mecânica, desenvolvi o aviãozinho e treinei bastante. Minha expectativa para a final é melhorar minha marca. Espero ter a chance de ser campeão e dar o meu melhor no Rio de Janeiro”, afirma Richard, líder do ranking nacional, com lançamento de 37.10m.
“Desde que eu me entendo por gente eu brinco com aviãozinho de papel. Tinha conhecimento prévio, porém, visando à alta performance, tive de gastar algumas horas a mais para aprender novas formas. Na final nacional, acima de qualquer resultado, eu quero me superar, dar 200% daquilo que venho me empenhando para conseguir um grande resultado. Esse é o desafio mental que eu estipulei, assim como a oportunidade de viajar para um lugar que eu não conheço”, comenta Erlon, terceiro colocado, com 34.17m.
Agora, os estudantes precisam mostrar todas as suas habilidades com dobraduras, ciência e criatividade de olho no título brasileiro. Os campeões de cada categoria carimbam passaporte à decisão mundial do evento, em maio, na Áustria, diante de outras 61 nações. Já o(a) vencedor(a) da modalidade ‘Acrobacia’, cuja disputa é 100% online via TikTok’, será conhecido no dia 22 de abril.
Conheça as categorias
Maior distância: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.
Maior tempo de voo: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.
Acrobacia: O participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade, posta em seu perfil aberto ao público no TikTok, marca @redbull e adiciona as #Brasil e #redbullpaperwings. Os vídeos serão submetidos a um painel de jurados brasileiros, que vão considerar engajamento, performance do voo e criatividade para definir quem ficará com o título.
Confira a lista dos finalistas:
Maior Distância:
(1) Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 37.10m
(2) Isaac Queiroz (PR) – Medicina Veterinária, na UniFil – 36.60m
(3) Erlon Cardoso (PE) – Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 34.17m
(4) Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 33.60m
Maior Tempo de Voo:
(1) José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 9.62s
(2) Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 8.28s
(3) Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 7.73s
(4) Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 6.50s
Fonte: Folha PE