Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco
As eleições de 2024 mostraram uma face diferente de Clarissa Tércio (PP), deputada federal que concorreu à eleição para a prefeitura de Jaboatão, perdendo no primeiro turno com uma diferença superior a 100 mil votos para Mano Medeiros (PL), prefeito reeleito da cidade.
Clarissa, que utilizou na última eleição sua imagem junto a Bolsonaro e radicalizou suas pautas, abandonou tudo para disputar a eleição em Jaboatão. A evangélica deu entrevistas à TV e rádio, dizendo que seria a prefeita dos gays, uma pauta muito combatida por ela na Alepe e na Câmara Federal. Autora de diversos projetos anti-LGBT, a candidata não teve dúvidas: na busca pelo poder, virou a “prefeita dos gays”, trazendo para seu público evangélico uma certa surpresa. Ainda em campanha, a candidata partiu para o ataque e se apelidou de “arengueira” — outra atitude não vista com bons olhos pelos evangélicos, que até repreenderam o comportamento de “briga” e “confusão” que tomou conta da candidata durante a eleição. “Era muito ódio para uma mulher só”, diziam eleitores evangélicos da cidade.
Para completar a jogada que deu completamente errado, Clarissa sequer citou o ex-presidente Bolsonaro em sua campanha, e nem a tradicional bandeira do Brasil apareceu em suas redes sociais. Durante a pré-campanha, ela perdeu mais de 500 mil seguidores. Clarissa afirmou que conversaria com governos de direita e de esquerda, sem problema algum, tentando deixar para trás o lado extremista de direita que a consagrou em 2022.
Perfis de direita criticaram muito a mudança de comportamento de Clarissa, e isso deve pesar bastante em 2026. Além disso tudo tem o fato dos eleitores de todo estado que votaram nela para um mandato federal e viram Clarissa jogar tudo pro ar para ser prefeita de Jaboatão por uma vontade do seu pai. Vale a pena votar nela novamente ?
Hoje, a deputada e seu esposo começaram a tentar voltar às origens e já deram parabéns a Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos e candidato de direita. Resta saber se mudar de postura de acordo com o contexto dará resultado nas eleições de 2026, nas quais a candidata entra mais fraca do que quando foi eleita. O grupo Tércio sofreu um grande baque na eleição de 2024, quando não conseguiu eleger Clarissa, seu irmão Sandro Tércio, que não passou de 1.900 votos para vereador em Jaboatão, e sua cunhada Gil Tércio em Recife. Verba eles tiveram, mas nem o dinheiro ajudou os candidatos.
Em tempo – Será que a “arengueira” como ela gosta de ser chamada vai remanejar suas emendas “pé de cobra” em Jaboatão? A “prefeita dos gays” já tem algum projeto para a causa Lgbt 🏳️🌈? Será que Eduardo da Fonte(PP) o Dudu deixa ela no PP depois de tanta confusão ?