‘percebi-que-era-uma-nicotina-disfarcada’,-diz-jovem-que-fazia-uso-do-cigarro-eletronico

‘Percebi que era uma nicotina disfarçada’, diz jovem que fazia uso do cigarro eletrônico

Quadro Conectados, do AB1, falou sobre o assunto.

O Quadro Conectados desta quarta-feira (11) falou sobre o uso do cigarro eletrônico. De acordo com uma pesquisa divulgada no mês passado, um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil. O dado inédito é resultado de entrevistas feitas com nove mil pessoas por telefone, em todas as regiões brasileiras.

O relatório Covitel apresenta pela primeira vez os dados referentes ao consumo dos dispositivos eletrônicos para fumar no país. O índice é de 10,1% entre os homens, contra 4,8% das mulheres. O Nordeste é a região que menos tem gente usando o dispositivo, mas já reúne 6,1%.

O videomaker Caio Vinícius já foi usuário deste cigarro, segundo ele, o objetivo era parar com o cigarro normal. “Percebi que era uma nicotina disfarçada. Então aí você está com a galera, todo mundo brincando, se divertindo porque tem sabor. A gente acha que não deve fazer mal”.

O pneumologista Amaro Capistrano explicou que o cigarro eletrônico não faz bem para a saúde. “A essência do cigarro eletrônico é que ele substitua o cigarro em combustão. Você tem a combustão dos materiais dentro do filtro do cigarro, aquele material é queimado como em uma fogueira e a fumaça é inalada”, explicou. O médico ressaltou também que o cigarro eletrônico causa danos irreversíveis no pulmão do mesmo jeito que o outro cigarro provoca.

O jornalista Alexandre Luciano é presidente de uma ONG que estuda o uso do cigarro eletrônico para ajudar no combate ao cigarro comum. Ele explica como é o trabalho realizado por eles. “O nosso objetivo é ampliar o debate a respeito do consumo de produtos para o consumo de nicotina com risco reduzido, principalmente cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e tabaco oral”.

Veja a reportagem completa:

Conectados: Quadro fala sobre cigarros eletrônicos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …