pec-que-altera-idade-maxima-para-disputa-dos-cargos-de-conselheiro-e-desembargador-do-estado-e-aprovada-na-alepe

PEC que altera idade máxima para disputa dos cargos de conselheiro e desembargador do estado é aprovada na Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, com 31 votos, a segunda discussão da Proposta de Emenda à Constituição 05/2023, de autoria do deputado Jarbas Filho (MDB), que determina a idade máxima de 70 anos para a disputa dos cargos de desembargador do Tribunal de Justiça e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O texto adequa a lei estadual ao texto já disposto na Constituição Federal quanto ao tema.

Antes da PEC de Jarbas Filho, a Carta Magna de Pernambuco determinava que o limite de idade seria de 65 anos. Recentemente, duas vagas foram abertas com a aposentadoria dos conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere. Ambas foram ocupadas por Eduardo Porto e Rodrigo Novaes.

“A PEC traz uma novidade para as próximas disputas, que é a idade máxima de 70 anos para os cargos do Tribunal de Justiça e de Contas de Pernambuco. É apenas para que a Lei estadual e a Lei Federal estejam em consonância. Fico feliz em ter apoio dos meus colegas e ter essa matéria aprovada”, afirmou Jarbas.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …