O senador eleito Wellington Dias, do PT do Piauí, anunciou que o texto da Proposta de Emenda à Constituição do novo Bolsa Família deve ser fechado até quarta-feira.
Depois de quase duas semanas de negociações, o senador disse que ainda não existe nenhum grande consenso, mas a PEC deve deixar fora da regra do teto de gastos todo o valor do atual Auxílio Brasil mais os 150 reais para cada filho de até seis, que foi uma promessa de campanha de Lula.
O valor que ficar fora do teto deve considerar 105 bilhões de reais que estavam previstos para o Auxílio Brasil inicialmente. Wellington Dias afirmou que a mudança vai abrir a possibilidade de usar esse recurso em outras áreas consideradas prioritárias pelo novo governo.
O senador eleito também destacou que o governo eleito quer manter o novo Bolsa Família fora do teto de gastos pelos próximos quatro anos.
Nos últimos dias, Lula tem defendido que a destinação de recursos para o combate à miséria e para áreas estratégicas, como saúde, educação e infraestrutura, deve ser considerada investimento e não despesa.
Fonte: Agência Brasil