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PCR promove inscrição e atualização do CadÚnico dos moradores das palafitas do Pina

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura do Recife realizou mais um mutirão oferecendo serviços de saúde e assistência social (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

Mais um mutirão de serviços foi realizado pela Prefeitura do Recife, nesta sexta-feira (13), para atender demandas dos moradores da Bacia do Pina, que foram afetados pelo incêndio do último dia 6. Desta vez, as ações oferecidas foram a inscrição e atualização no Cadastro Único para programas e benefícios sociais, além de diversos atendimentos de saúde. Somente na ação itinerante do CadÚnico, 75 pessoas foram atendidas.

“Na ação de hoje, nosso intuito foi oferecer às famílias um atendimento emergencial para que pudesse ser verificado o status do cadastramento no banco de dados do Governo Federal, que é o CadÚnico. Muitos na comunidade já possuem cadastro, mas alguns estavam com os dados desatualizados. Uma vez inscrito e com os dados atualizados, a família aguarda o retorno no sistema para saber se será contemplado ou não com o benefício do Auxílio Brasil”, explicou Anália Adriano, coordenadora do Cadastro Único do Recife. Ela explicou aos usuários que a inscrição no Cadastro Único não garante o pagamento do Auxílio Brasil, que depende do Governo Federal.

A secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas distribuiu, desde o início da semana, cerca de 150 cestas e o mesmo número de colchões, e mais de 30 pessoas solicitaram nova documentação como certidão de nascimento, casamento, identidade e CPF.  

Os serviços foram agendados tanto para cartórios, quanto para o Expresso Recife, que fica na Central de Cadastro Único do Recife, na Rua do Imperador. A faxineira Verônica Santos, 47 anos, foi uma das moradoras afetadas pelo incêndio. “Vim fazer meu Cadastro Único aqui para tentar ver se consigo receber o Auxílio Brasil”, contou.

Os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife realizaram vacinação contra covid-19, influenza e tríplice viral, consultas médicas e entrega de medicamentos de uso contínuo com esclarecimento sobre seu uso correto. Além disso, houve também confecção do cartão SUS, aferição de pressão arterial e glicemia e orientações sobre higiene pessoal e dos alimentos, com distribuição de hipoclorito de sódio e kit de saúde bucal. Os profissionais ainda fizeram ações de combate à roedores, escorpiões e mosquitos, além de esclarecer sobre os equipamentos de saúde de referência para atendimento desta população e distribuir preservativos.

Ao longo desta semana, a Sesau aplicou 152 vacinas, realizou 72 consultas médicas e distribuiu 351 hipoclorito de sódio e 145 kits de higiene. Também foram feitos 21 cartões SUS, distribuídos 140 preservativos e 101 pessoas tiveram a pressão arterial e a glicemia aferidas. Além disso, os moradores das palafitas afetadas pelo incêndio também receberam ações de apoio da Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife, Guarda Municipal do Recife, Secretaria-Executiva de Controle Urbano e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que fez a retirada de entulhos do local.

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