passeio-ciclistico-inclusivo-celebra-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-no-bairro-do-recife

Passeio Ciclístico Inclusivo celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Bairro do Recife

Evento promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência busca combater capacitismo e promover inclusão na sociedade. (Foto: Inaldo Menezes/Arquivo PCR)

No próximo domingo (21), das 8h às 11h, o Bairro do Recife será palco de um evento inclusivo e marcante: o Passeio Ciclístico Inclusivo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência, em parceria com entidades representativas das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Projeto Bike sem Barreiras da Uninassau, o evento visa promover um momento lúdico, interativo e informativo para combater o capacitismo e contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica e inclusiva.

O Passeio Ciclístico Inclusivo contará com a participação de representantes de entidades, profissionais de diversas áreas, pessoas com deficiência, pessoas autistas e a comunidade em geral. A concentração está marcada às 8h no Projeto Bike sem Barreiras, localizado na Avenida Rio Branco, nas proximidades do Marco Zero. Os participantes irão percorrer as ruas do Bairro do Recife, como as Avenidas Rio Branco  e Alfredo Lisboa, passando pela Avenida Cais do Apolo e retornando para  o local de partida.

“O evento não só celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, mas também destaca a importância de reconhecer e respeitar os direitos das pessoas com TEA na sociedade”, destaca Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência. Ele ainda ressalta que o  Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU, visa sensibilizar a população sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O evento procura chamar a atenção da população para a legislação brasileira voltada para a proteção dos direitos das pessoas com autismo, como a Lei Berenice Piana nº 12.764/12, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, e a Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A programação inclui um aquecimento com profissional da Academia da Cidade às 9h, seguido pelo Passeio Ciclístico Inclusivo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA às 9h30. O evento encerra às 11h, promovendo momentos de integração, conscientização e inclusão.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …