Parte da estrutura da Arena do Futuro, que sediou as competições de Handebol e Goalball durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, será doada para a agremiação esportiva Associação Atlética Portuguesa.
Em continuidade ao Plano de Legado Olímpico, o clube, sediado na Ilha do Governador, zona norte carioca, vai receber a estrutura metálica, a cobertura e o telhado da arena, que serão usados na expansão do Estádio Luso-Brasileiro.
Após a expansão, o local poderá receber jogos dos principais campeonatos nacionais e internacionais, todas as divisões do Brasileirão e Copa do Brasil, além da Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.
A doação foi anunciada nesta sexta-feira (08) pelo prefeito Eduardo Paes, durante evento oficial, em que ele falou sobre o aproveitamento de todas as estruturas que serviram aos Jogos.
A obra no Estádio Luso-Brasileiro tem previsão de durar até um ano e será custeada pelo próprio clube. Com o aporte da estrutura da Arena do Futuro, o local terá sua capacidade de público ampliada de 5.044 para 16 mil espectadores.
O Estádio Luso-Brasileiro foi inaugurado em 1965. Em 2016, após acordo firmado com o clube da Ilha do Governador, o Botafogo utilizou o local como sua casa provisória, enquanto o Estádio Nilton Santos servia aos Jogos Olímpicos.
Com o fim da parceria entre os clubes no fim daquele ano, o Flamengo fez um contrato com a Portuguesa para a utilização exclusiva do estádio por três anos. No entanto, o vínculo foi rompido antes, em julho de 2018.
Fonte: Agência Brasil