Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, programação contará com atrações diversas entre as 15h e 20h
A fim de proporcionar maior oportunidade de lazer, cultura e renda à população recifense, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, apoia, neste sábado (26), a Feira das Mulheres Pretas. O suporte envolve toda a estrutura do evento – contratações artísticas, toldo, barracas, som e uso de solo. A programação vai das 15h às 20h.
“Procuramos fazer uma inserção da mulher negra e periférica no mercado do empreendedorismo. Nós não só vendemos produtos por vender, nós também buscamos o fortalecimento desta mulher enquanto ser político”, explica Ana Benedita Costa, 42 anos, idealizadora e articuladora da Feira das Mulheres Pretas.
Durante toda a feira, das 15h às 20h, que abarca todo o comércio de produtos relacionados à cultura afro, também haverá uma atmosfera envolta em músicas do movimento. Das 18h às 19h, é a vez do Coco das Mulheres se apresentar. Fechando o programa, das 19h às 20h, há o Afoxê Eni, Pé de Dança Nagô.
“Essa parceria com a Secretaria de Turismo é muito importante para nós. Não só pela parceria em si, mas pela ocupação de um espaço como o Parque da Macaxeira, que é onde toda a comunidade interage. E queremos também integrar outras empreendedoras neste lugar. Ocupamos como mulheres negras e periféricas, mas queremos inserir outras que também são empreendedoras na comunidade”, projeta Benedita.
A Feira das Mulheres Pretas é um coletivo composto por negras, periféricas e afroempreendedoras. Elas produzem e comercializam artigos e serviços, ofertando ao público uma vasta diversidade de segmentos relacionados à cultura negra. Há turbantes, roupas, calçados, artesanatos, gastronomia e acessórios de moda autoral – nos âmbitos étnico, religioso e casual. O grupo é constituído por 23 figuras femininas com idades entre 20 a 75 anos.
PROGRAMAÇÃO
– 15h às 20h – Feira de produtos relacionados à cultura afro
– 15h às 18h – Som ambiente
– 18h às 19h – Coco das Mulheres
– 19h às 20h – Afoxê Eni, Pé de Dança Nagô