Atualmente, há 27 destes espaços espalhados por todo o Recife; agendamento para aulas é feito dentro do Conecta Recife. (Foto: Wagner Ramos/PCR)
Mais de 600 usuários das Academias Recife estiveram presentes no Parque Santana, na manhã deste sábado (27). O Conexão Academias Recife reuniu integrantes das 27 unidades da rede, das 6h às 10h. Diversas atividades foram oferecidas no evento. Teve desafio de obstáculos, cross-treino, aulão de dança, de aerobox, avaliações nutricionais, palestras para pessoa idosa e recreação para crianças. Além disso, avaliação física, teste de sarcopenia, aferição da pressão arterial e medição de glicose.
“Esse evento é importante para termos uma breve ideia do quanto um projeto como o das Academias Recife impacta diretamente na vida da nossa população. A parcela de usuários que está aqui é pequena com relação à quantidade de gente que utiliza, e mesmo assim o Parque Santana está cheio. Tudo gratuito, com bons equipamentos, podendo agendar horário. Dá muita satisfação observar na ponta o resultado positivo de uma política pública”, frisou Joka Heráclio, secretário de Esportes.
A infraestrutura de cada uma das 27 unidades espalhados pela cidade possui cerca de 250m² de área, projetadas em aço inoxidável. As turmas são de 32 alunos, com aulas de 40 minutos. São 10 acompanhamentos nutricionais gratuitos por turno, realizados por um profissional com o auxílio de um estagiário da área. Durante o ano de 2022, quase 50 mil pessoas utilizaram os serviços de exercícios físicos das Academias.
“Hoje, aqui, eu já aproveitei para conversar com nutricionistas, medi a minha glicose, fiz teste de força. Testei logo tudo. Vai fazer um ano que decidi entrar para as Academias Recife. Minha pressão estava um pouco alta e tudo mudou quando iniciei nos exercícios físicos, lá na unidade de Dois Unidos. Fiquei mais disposta, aí não quero parar mais”, contou Eloísa de Melo, 51 anos.
Para agendar as atividades nas Academias Recife é preciso preencher as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, telefone de contato e de emergência (com grau de parentesco do contato). Após isso, escolhe-se a unidade de preferência e o horário para a atividade. O projeto da Prefeitura do Recife é operacionalizado pela Secretaria de Esportes e funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h. Além dos exercícios físicos, todas as unidades também possuem acompanhamento nutricional gratuito para os alunos. Já nas aulas para o público 60 , o programa oferece sessões de fortalecimento muscular e equilíbrio com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos.
Orgulhosa dos 70 anos que tem, Maristela Ferreira comemora os quase 12 anos ininterruptos de vivência esportiva. “Sempre gostei, tem que fazer. O corpo é movimento. Não tem como ter uma boa qualidade de vida sem isso e sem uma boa alimentação. É o ideal pra saúde, pra mente. O conselho que dou para quem está preguiçoso é que se movimente. Em casa, como fiz durante a pandemia, adaptando, ou onde for. A gente tem que se cuidar.”
Confira onde estão localizadas as 27 unidades: Água Fria, Avenida Boa Viagem, Barro, Bidu Krause, Bola na Rede (Guabiraba), Casa Amarela, Coque, Dois Unidos, Engenho do Meio, Guabiraba, Ibura, IPSEP, Iputinga, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Mustardinha, Parque da Jaqueira, Parque do Caiara, Parque Macaxeira, Parque Santana, Parque Santos Dumont, Praça do Hipódromo, San Martin, Santo Amaro, Torre, UR-7/Várzea e Várzea.