parque-aquatico-do-santos-dumont-recebe-novo-placar-eletronico

Parque Aquático do Santos Dumont recebe novo placar eletrônico

O Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, recebeu um novo placar eletrônico, que será utilizado em eventos de natação, polo aquático, nado artístico e saltos ornamentais. O equipamento foi entregue pelo governador Paulo Câmara durante a fase estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco 2022, neste domingo (24.07). 

A cronometragem eletrônica, adotada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), é necessária para que os tempos na natação se tornem oficiais e sejam aprovados pela Federação Internacional de Natação (Fina). O equipamento, da empresa americana Colorado Time Systems, recebeu um aporte de R$ 619 mil.

“É mais um investimento importante do Governo de Pernambuco na área de educação e esportes. Um equipamento de certificação internacional, que vai qualificar ainda mais a estrutura do nosso parque aquático, o consolidando como um dos principais do País”, afirmou Paulo Câmara. 

Neste domingo, além das disputas de natação, houve também competições de taekwondo e karatê. Já o tênis de mesa foi realizado na sede do Sport Club do Recife. 

“Os Jogos Escolares de Pernambuco são a nossa prioridade. É um evento que movimenta o desporto escolar de todo o Estado e oportuniza a milhares de atletas vivenciarem transporte, hospedagem, alimentação e estrutura de competição de alta qualidade. Além disso, possibilita que alunos-atletas, de escolas públicas e particulares, conquistem vagas para competições nacionais”, disse o secretário executivo de Esportes, Davi Oliveira.

A fase estadual dos JEPS é a etapa que reúne representantes de todo o Estado, campeões de cada modalidade na fase regional. Neste ano, os jogos terão futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, badminton, xadrez, ciclismo, judô, luta olímpica, vôlei de praia, tênis de mesa, natação e ginástica rítmica, além das estreias do karatê, taekwondo e ginástica artística.

Nesse primeiro momento, as modalidades coletivas vão contemplar apenas a categoria de 15 a 17 anos. Na faixa de 12 a 14 anos, ainda serão realizadas as fases regionais e de grupo, a partir de agosto, para definir os representantes da etapa estadual. Portanto, as disputas das modalidades coletivas dessa faixa etária só acontecerão depois de finalizado o calendário de 15 a 17 anos. As modalidades individuais irão contemplar as duas categorias.

Os vencedores da etapa estadual na categoria 12 a 14 anos garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que acontecerá no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Os Jogos da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), são a etapa nacional, responsável por receber a categoria de 15 a 17 anos. Neste ano, os Jogos da Juventude já têm data e local para acontecer: de 02 a 17 de setembro, em Aracaju/SE. 

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …