Ação pluripartidária pede prisão de ex-ministro de Lula envolvido nos atos de 08 de janeiro. Mais de 30 parlamentares da bancada de oposição do Congresso Nacional apresentaram à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o General da Reserva Gonçalves Dias, que até esta quarta-feira era ministro do governo Lula.
Dias é considerado homem de confiança do presidente, e foi flagrado facilitando a atuação de invasores do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro. Os parlamentares requerem tratamento isonômico aos demais processados pelos fatos, pedindo que seja apreendido o passaporte do ex-ministro e decretada sua prisão preventiva.
Sobre o pedido de prisão de Gonçalves Dias, a Deputado Coronel Meira (PL/PE) declarou: “Fui autor do requerimento de convocação, alterado depois para convite do ex-ministro, para participar de reunião na Comissão de Segurança na Câmara dos Deputados, dessa forma, queríamos encontrar respostas para os fatos ocorridos no dia 08/01. O ex-ministro não compareceu, foi apresentado um conveniente atestado médico. Então entramos com uma solicitação conjunta de prisão preventiva, para impedir que o General destrua provas ou tente fugir. ”
Apesar do pedido de prisão, é importante salientar que Dias foi apenas um “boi de piranha”, ou seja, um instrumento usado para desviar a atenção de questões mais importantes. Ao longo de oito anos, o ex-ministro sempre agiu como um serviçal, uma sombra de Lula.
Ademais, ao utilizar informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), viajar para São Paulo no dia da invasão e não fazer nada, Lula cometeu crime de responsabilidade contra a democracia. Por esse motivo, torna-se necessário o seu impeachment para que se possa preservar a integridade das instituições democráticas”.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação