A mudança do local do serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas e Famílias em Situação de Rua, o albergue municipal, foi um dos temas da sessão plenária de hoje (2). A Mesa Diretora do Poder Legislativo de Caruaru também anunciou a formação da Comissão Especial para tratar sobre a Feira da Sulanca, que será presidida pelo vereador Lula Tôrres (PSDB).
O vereador Leonardo Chaves (PSDB) voltou a falar sobre a segurança pública no bairro Indianópolis, que, segundo ele, sofre com a presença de malfeitores infiltrados no Albergue Municipal e nas dependências do Programa Atitude, coordenado pelo Governo do Estado. O vereador defendeu uma maior seleção das pessoas atendidas, para que se previna a entrada de bandidos que passam a realizar arrombamentos e assaltos na região. Em um aparte, a vereadora Perpétua Dantas (PV) disse que é possível descobrir os indivíduos que têm mandado de prisão em aberto antes de serem acolhidos pelos programas.
Com o anúncio da mudança do albergue para a rua Saldanha da Gama, onde está localizado o Centro de Produção de Alimentos, os vereadores expressaram preocupação com o fechamento do equipamento. Fagner Fernandes (PDT) falou sobre a importância do Centro, que chegou a produzir mil litros de leite de soja, 8 mil pães e sopa destinados à diversas instituições públicas, além de pessoas com intolerância à lactose, baixa imunidade e à população carente.
Comissão da Feira de Caruaru
A Câmara de Vereadores de Caruaru terá uma Comissão Especial para tratar assuntos pertinentes à Feira da Sulanca, que será presidida pelo vereador Lula Tôrres (PSDB), vice-presidida por Cabo Cardoso (PP) e composta por Carlinhos da Ceaca (MDB), Irmão Ronaldo (PROS) e Wagner do Santa Rosa (Republicanos). Os trabalhos devem ser concluídos em 60 dias, prazo que pode ser prorrogado. Em sua fala na tribuna, Lula agradeceu pela formação do grupo e anunciou a primeira reunião para às 9h de quarta-feira (3).
Legislativo caruaruense em Brasília
Os parlamentares utilizaram a tribuna para divulgar suas atividades em Brasília, onde ocorreu a XXII Marcha dos Legislativos Municipais durante a última semana. Perpétua Dantas se encontrou com a senadora Teresa Leitão (PT) e o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV), com quem tratou sobre a implantação de uma Casa da Mulher Brasileira em Caruaru.
Fagner Fernandes se reuniu com os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa (PT) e com a deputada federal Maria Arraes (SD), a quem apresentou os avanços da causa animal na cidade. O parlamentar também participou do 1º Fórum de Vereadores e Vereadoras da Causa Animal, realizado pelo recém-criado Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Fernandes discutiu a capacitação dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atender crianças e adolescentes autistas. Wolney disse que o formulário para conceder o benefício será retificado.
O vereador Cabo Cardoso voltou a cobrar a realização de um novo concurso e o chamamento de remanescentes da Polícia Militar. Ele citou casos de violência na cidade, a respeito da morte de um guarda municipal no último final de semana. Val Lima (União) tratou da falta de médicos e da distribuição de água na Vila Rafael, além de pedir providências ao poder público para acolher pessoas em situação de rua na av. Agamenon Magalhães.
Foto: Vladimir Barreto
Você precisa fazer login para comentar.