para-celebrar-o-mes-da-mulher,-prefeitura-do-recife-lanca-programa-de-qualificacao-de-pre-natal-para-reduzir-morte-materna

Para celebrar o Mês da Mulher, Prefeitura do Recife lança programa de qualificação de pré-natal para reduzir morte materna

Programação também ofertará 3.420 vagas gratuitas para realização de mamografia em 43 ações (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

Para celebrar o Mês da Mulher, a Prefeitura do Recife (PCR) lança, nesta terça-feira (1º), às 14h, o Programa Qualifica Pré-Natal, que visa a redução da mortalidade materna no contexto da pandemia da covid-19 através da qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O evento acontecerá no Auditório Capiba, no Edifício-sede da Prefeitura, e também será transmitido no canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/prefrecife). A programação montada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, para o mês de março, também inclui a circulação de dois mamógrafos móveis, que permitirão a oferta de 3.420 vagas para realização de mamografia em 43 ações em diversos bairros da cidade. A lista completa dos locais pode ser conferida no site da PCR.

 O Qualifica Pré-Natal Recife é um projeto financiado com recursos de incentivo federal para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, com vistas ao enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus. O município de Recife foi contemplado com o valor total de R$ 1.354.900,86, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 731, de 16 de abril de 2021. Em média, mil gestantes serão acompanhadas por esse projeto a cada três meses.

Na prática, esse projeto conta com a participação de enfermeiras obstetras, contratadas para desenvolver o trabalho com mais de 100 equipes nas unidades de saúde do Recife, no intuito de reduzir os riscos no período da gestação e do pós-parto no contexto da pandemia de covid-19. Além disso, também estão previstas ações de suporte no acompanhamento pelo Atende em Casa e telessaúde, com busca ativa de gestantes positivas para covid-19; ampliação do vínculo entre a gestante e as maternidades; monitoramento e acompanhamento qualificado das gestantes com covid-19 e suspeita clínica por meio de apoio obstétrico; e apoio clínico assistencial para as equipes de Atenção Básica à Saúde e um Curso de Qualificação do Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde do Recife para mais de 200 profissionais. 

MAMÓGRAFO MÓVEL – As mamografias são voltadas para mulheres entre 50 e 69 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Aquelas que estiverem fora dessa faixa etária e precisam fazer o procedimento devem procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. O agendamento precisa ser feito previamente, nos locais onde o caminhão passará. A lista completa por onde os caminhões do mamógrafo móvel circularão está disponível no site da Prefeitura (http://www2.recife.pe.gov.br). 

Ao todo, 80 vagas serão oferecidas (metade pela manhã e outra metade à tarde) em cada local onde o mamógrafo móvel estará, exceto no dia 12 de março, quando serão disponibilizadas 60 vagas. Além de realizar o agendamento prévio, é necessário, no dia marcado, levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. No espaço onde é realizado o exame, é obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico. O resultado sai em até 30 dias, na própria unidade onde o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. 

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De janeiro a dezembro de 2021, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife realizou 13.727 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos. 

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. 

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …