papo-em-libras:-pernambuco-lanca-iniciativa-para-promover-a-lingua-brasileira-de-sinais

Papo em Libras: Pernambuco lança iniciativa para promover a Língua Brasileira de Sinais

Como forma de promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, o Governo de Pernambuco lança, nesta terça-feira (18), o Papo em Libras. A iniciativa vai veicular aulas ensinando a língua, tanto na televisão, pelo canal da TV Pernambuco, quanto nas redes sociais do governo, com a primeira lição sendo transmitida ao meio-dia desta terça (18). 

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e TV Pernambuco e tem como intenção a propagação da Língua de Sinais. Com os vídeos incorporados à programação, a secretaria busca incentivar a comunicação integrada e levar as Libras para todos, incentivando o seu entendimento básico pela população geral.

De acordo com o secretário em exercício da SDSCJ, Joelson Rodrigues, o Papo em Libras visa à maior integração da comunicação entre toda a sociedade. “O Papo em Libras é uma série de chamadas que estão orientando e apresentando à população como se comunicar de forma básica na Língua Brasileira de Sinais. A gente ainda tem um déficit muito grande em relação à acessibilidade e à garantia de que todo mundo possa se comunicar”, disse ele.

Presente no evento de lançamento do projeto, a presidente da Associação de Surdos de Pernambuco, Ana Lúcia Pereira, explicou, através dos intérpretes Bruno Souza e Angela Oliveira, que o Papo em Libras representa uma necessidade na busca pela inclusão.  

“Sobre o projeto, ele tem uma importância muito significativa para a gente, precisamos dessa ação para dar essa motivação, essa importância para a comunidade surda, para a gente evoluir e termos uma comunicação a mais, sabendo que existem essas barreiras na comunicação e pensando como poderíamos fazer futuramente no referente à comunicação. Esse avanço é muito importante para a gente, temos uma melhoria muito grande”, contou Ana Lúcia. 

Com 12 vídeos já prontos e mais sendo produzidos, todas as segundas-feiras, um novo episódio com cerca de um minuto vai ao ar na TV Pernambuco e após sua exibição na televisão aberta, eles também serão postados nas redes sociais do Governo do Estado e no canal do YouTube da SDSCJ

Veja também

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Após um longo período sem qualquer menção ao …