Marcando a retomada das celebrações nos espaços públicos, a programação do palco, montado pela Prefeitura do Recife, na Praça do Arsenal, abre com as atrações do Porto Musical, nesta sexta (6) e no sábado (7). Do dia 8 ao dia 11, vai ter mais festa e mais música, oferecidas pelo poder público municipal. Entre os dias 12 e 15, o evento Do Frevo ao Jazz encerra as atividades do palco, que receberá, ao todo, quase 30 shows (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)
Para celebrar e confirmar o título de Cidade Criativa na Música, conferido pela Unesco à capital pernambucana, há exatos seis meses, o Recife Antigo será palco para uma intensa e diversificada programação musical, que começa na próxima sexta-feira (6) e só acaba no dia 15 de maio. Montado na Praça do Arsenal, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o palco Recife, Cidade da Música amplificará as tradições e novidades musicais que emanam da cidade de tantos ritmos, promovendo o reencontro saudoso entre o Recife, suas tantas vozes, festas e seus sempre calorosos públicos.
Marcando a retomada das celebrações nos espaços públicos, o Porto Musical abre a programação do palco Recife, Cidade da Música, com shows gratuitos nesta sexta (6) e no sábado (7). Reunindo nomes como Rachel Reis, Martins, Bixarte, Zé Manoel e Afroito, Dani Carmesim, Heloísa Aidar e Verônica Pessoa, o evento promete ser um amplificador cultural, oferecendo ainda, a partir do dia 5, conferências e debates. Mais informações: http://portomusical.com.br/.
Do dia 8 ao dia 11, vai ter mais festa e mais música, numa programação montada pelo poder público municipal para celebrar os seis meses do título musical e criativo conferido pela Unesco. Representando a força de nossas tradições, em todos os seus acordes, subirão ao palco Almério, Silvério e o Maracatu Cambinda Estrela, no domingo (8); além de Adiel Luna, Juliano Holanda e convidados, na terça (10).
Na quarta (11), depois da apresentação do Afoxé Oxum Pandá, o palco promoverá um grande encontro para celebrar as divisas musicais brasileiras chanceladas pela Unesco: o frevo recifense, representado por Bia Villa-Chan, receberá o axé de Salvador, trazido por Armandinho, um de seus mais importantes e antigos defensores, para misturar os sons das duas cidades criativas da música e festejar as culturas populares e tradicionais do Brasil, que há décadas se reinventam nas ruas e palcos e tão bem representam e apresentam o país para o mundo.
Entre os dias 12 e 15, encerrando a programação, o palco Recife, Cidade da Música amplificará outro encontro musical importante, recebendo o evento Do Frevo ao Jazz, que reunirá grandes atrações, como Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Quinteto da Paraíba, Henrique Albino Quarteto, César Michiles e Transversal Orquestra Frevo, além de Spok Frevo Orquestra e maestro Edson Rodrigues.
Ao longo dos nove dias de programação, serão oferecidos quase 30 shows. E isso é só o começo. Mais um mês marcado pela retomada dos encontros e da fruição, maio promete fortes emoções culturais aos recifenses. Só entre os projetos aprovados no edital Recife Virado, realização da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, mais de 20 eventos e apresentações estarão em cartaz em vários teatros, equipamentos culturais e espaços públicos, até o próximo dia 31, espalhando tradição e festa para todo lado para aplacar nossas saudades culturais.
Cidade Criativa – A Unesco conferiu ao Recife o título de Cidade Criativa na Música no último mês de novembro de 2021. Com isso, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas, formada por 295 cidades em 90 países, que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental. Recife e Campina Grande, na Paraíba, foram as duas únicas candidaturas brasileiras confirmadas entre as 49 cidades que passaram a integrar a Rede em 2021.
O título foi resultado de um intenso trabalho de escuta de representantes da cena musical recifense e seus variados estilos, ritmos e vocações sonoras, que embasou a candidatura apresentada à Unesco pela Prefeitura do Recife, com chancela da Comissão Nacional, no primeiro semestre.
PROGRAMAÇÃO PALCO RECIFE, CIDADE DA MÚSICA
Na Praça do Arsenal
Dia 6 (sexta)
Porto Musica
19h30 – Orquestra de Bolso
20h20 – Bixarte
21h10 – Afroito (Part. Tássia Reis)
22h – Luana Flores
22h50 – Martins
Dia 7 (sábado)
Porto Musical
19h30 – Orquestra de Bolso
20h20 – Programa Asa apresenta Dani Carmesim
21h10 – Zé Manoel
22h – Rachel Reis
22h50 – Baile do Marley (Part. Uana, Rayssa Dias e Gui da Tropa)
Dia 8 (domingo)
15h – Maracatu Cambinda Estrela
16h – Silvério Pessoa
17h20 – Almério
Dia 10 (terça)
18h – Adiel Luna
19h20 – Juliano Holanda e convidados
Dia 11 (quarta)
18h40 – Afoxé Oxum Pandá
20h – Bia Villa-Chan e Armandinho
Dia 12 (quinta)
Do Frevo ao Jazz
19h Monica Feijó
20h10 Augusto Silva & Frevo Novo
20h20 Henrique Albino Quarteto
Dia 13 (sexta)
Do Frevo ao Jazz
19h Renato Bandeira
20h10 Pife Urbano (part. Rafael Marques)
21h20 César Michiles e Transversal Orquestra Frevo
Dia 14 (sábado)
Do Frevo ao Jazz
18h Duo Frevando, com Maria Aida e Nilsinho Amarante
19h10 Laís de Assis
20h20 Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Quinteto da Paraíba
Dia 15 (domingo)
Do Frevo ao Jazz
17h Orquestra 100% Mulher
18h10 Rubacão Jazz
19h20 Spok Frevo Orquestra (part. maestro Edson Rodrigues)